ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 23º

Política

Para frear aumento de combustível Bolsonaro quer unificar alíquota do ICMS

Governador não se pronunciou ainda, mas sempre defendeu Reforma Tributária para encerrar discussão sobre o tema

Gabriela Couto | 13/02/2021 09:10
Para frear aumento de combustível Bolsonaro quer unificar alíquota do ICMS
Proposta quer acabar com aumento dos combustíveis que impactam na popularidade do governo federal - (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), encaminhou ao Congresso Nacional, nesta sexta-feira (12), o projeto de lei complementar que propõe mudanças no cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis.

O objetivo do governo federal é fixar o valor da alíquota em todo o país na tentativa de reduzir a cobrança dobrada ao consumidor. Hoje o ICMS sobre a influência do câmbio e da inflação. Desde 2019, Bolsonaro defende que o tributo seja recolhido apenas uma única vez na refinaria.

No projeto, o presidente quer que a alíquota seja cobrada por um valor fixo em reais e não em porcentagem como é feito hoje.  As alíquotas do imposto serão definidas mediante deliberação dos governadores por meio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e só poderão sofrer aumento 90 dias depois de anunciado o novo valor.

A proposta abrange a gasolina, diesel, álcool, querosenes e óleos combustíveis, biodiesel, gás natural e gás de cozinha. Já para o ICMS sobre lubrificantes e combustíveis de petróleo, a cobrança será recolhida na unidade da Federação onde for feito o consumo final.

Até o momento o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ainda não se pronunciou sobre a proposta do presidente, mas sempre defendeu a Reforma Tributária para por fim às discussões e divergências alíquota do ICMS entre Estados e União.

Nos siga no Google Notícias