ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 32º

Política

Para reforçar ações de preservação do bioma, Riedel assina Pacto Pantanal

Também serão assinados o decreto de emergência ambiental, a resolução do programa PSA

Por Fernanda Palheta e Gabriela Couto | 27/03/2025 08:59
Para reforçar ações de preservação do bioma, Riedel assina Pacto Pantanal
Governador Eduardo Riedel (PSDB) chegando ao auditório do Bioparque do Pantanal (Foto: Marcos Maluf)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), assina na manhã desta quinta-feira (27) o Pacto do Pantanal, programa integrado de desenvolvimento sustentável na região pantaneira, que vai monetizar áreas preservadas, ampliar a educação ambiental e fortalecer comunidades tradicionais, além do reforçar as brigadas de incêndio no bioma.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assinou o Pacto do Pantanal, um programa de desenvolvimento sustentável que visa monetizar áreas preservadas, ampliar a educação ambiental e fortalecer comunidades tradicionais no Pantanal. O programa inclui o pagamento por serviços ambientais e o fortalecimento das brigadas de incêndio. O fundo para esses pagamentos começa com R$ 40 milhões do governo estadual e busca captar doações internacionais. O pacto também prevê melhorias em infraestrutura, educação e saúde para melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

Durante a solenidade, que acontece no Bioparque do Pantanal, também serão assinados o decreto de emergência ambiental, a resolução do programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) e o plano de Operações do Corpo de Bombeiros de MS.

A remuneração para quem preserva o bioma, terá duas modalidades: Conservação e Biodiversidade e PSA Brigadas Flexibilização do Manejo Integrado do Fogo. O recurso para pagamento será proveniente do Fundo Clima Pantanal, criado pela Lei do Pantanal, de 2023. Ele já inicia com o aporte de R$ 40 milhões do governo estadual.

O Governo do Estado tem divulgado o fundo dentro e fora do País, para captar doações, a exemplo do Fundo Amazônia, de outros países ou mesmo setores empresariais.

Pacto ainda prevê projetos na área de infraestrutura, como a readequação e a pavimentação de estradas, continuidade e melhoria dos aterros, implantação de pistas e aeródromos.

Na educação há previsão a implantação de novas escolas rurais, além de capacitação dos funcionários das unidades e na saúde a promoção do acesso a água limpa, unidades rurais de tratamento de esgoto e investimentos no Hospital de Corumbá. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias