ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 21º

Política

Projeto de lei limita descontos consignados a servidores públicos de MS em 45%

Iniciativa segue uma tendência normativa de controle, buscando equilibrar as finanças do funcionalismo

Por Gabriela Couto | 27/03/2025 17:51
Projeto de lei limita descontos consignados a servidores públicos de MS em 45%
Deputado estadual Pedro Arlei Caravina (PSDB) durante fala na sessão desta quinta-feira (27) (Foto: Wagner Guimarães)

Com o intuito de garantir maior controle e segurança financeira aos servidores públicos estaduais, o deputado Pedro Caravina (PSDB) apresentou, nesta quinta-feira (27), o projeto de lei 70/2025 durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa. A proposta estabelece um limite de 45% para os descontos consignados facultativos na folha de pagamento dos servidores públicos estaduais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul que limita os descontos consignados facultativos na folha de pagamento dos servidores públicos estaduais a 45% da remuneração mensal. A proposta visa alinhar a legislação estadual à normativa federal, que já impõe esse limite para servidores federais, e tem como objetivo evitar o endividamento excessivo dos servidores, promovendo controle e responsabilidade financeira. O projeto passará por análise e votação nas comissões da Casa de Leis.

A medida altera a Lei nº 1.102/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul. Com a alteração, o artigo 79 da referida lei passa a estabelecer que os descontos consignados, que são feitos mediante autorização do servidor, não poderão ultrapassar 45% da remuneração mensal do mesmo.

De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado Caravina, a proposta visa alinhar a legislação estadual à normativa federal, uma vez que a Lei nº 14.509/2022, sancionada em nível federal, já impõe o limite de 45% para os descontos consignados dos servidores públicos federais.

Caravina destaca que essa medida tem como objetivo promover o controle e a responsabilidade financeira, prevenindo o endividamento excessivo dos servidores estaduais.

“O limite de 45% é uma medida para evitar que os servidores públicos se vejam sobrecarregados com descontos que possam comprometer sua renda mensal e, consequentemente, sua qualidade de vida”, explicou o parlamentar.

Ele ressaltou ainda que a iniciativa segue uma tendência normativa de controle, buscando equilibrar as finanças dos servidores com a necessidade de garantir a saúde financeira de suas famílias.

O texto passará por um período de pauta, no qual poderá receber emendas dos parlamentares. Após esse período, será encaminhado para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis. Se aprovado pela comissão quanto à sua constitucionalidade, o projeto seguirá para as comissões temáticas e, em seguida, para votação em plenário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias