Projeto quer tratamento de direto animal na rede estadual de ensino
Tema pode entrar na grade curricular dos alunos de ensino fundamental em MS
O projeto apresentado na Assembleia quer incluir na grade curricular da rede estadual de ensino o tema “Educação em Direito Animal”, que será tratado com alunos do ensino fundamental. Para isto pretende alterar a lei estadual 2.990 de 2005 que trata sobre o tema.
“A inclusão da matéria será um meio eficaz e de suma importância para a formação da base de nossa sociedade, de nossos futuros cidadãos que já crescerão éticos e cientes do bem estar animal”, descreveu o autor do projeto, o deputado Lucas de Lima (SD). Ele destaca que desta forma estarão contribuindo para “formação” e “caráter” dos futuros cidadãos.
O deputado lembra que no Brasil existem mais de 30 milhões de gatos e cães abandonados. A proposta destaca que caberá a SED (Secretaria Estadual de Educação) definir a carga horária das aulas com este tema.
O projeto não obriga a rede estadual a incluir a matéria, sendo apenas uma sugestão para o governo estadual. “Imperioso também é destacar que a falta de informação adequada, e um dos maiores responsáveis pelo sofrimento dos animais, destarte nada mais prudente”, ponderou o autor.
A matéria foi apresentada na última semana de sessões na Assembleia, por isto só vai seguir para as comissões e votação no plenário no ano que vem, quando os deputados voltarem do recesso.