PSDB garante 2ª secretaria da Câmara e indica Rose Modesto para a vaga
Rose foi escolhida para cadeira que deve ficar com o PSDB após a escolha do presidente da Casa nesta noite
A eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados acontece apenas a partir das 18h (horário de MS), mas Mato Grosso do Sul já garantiu ao menos uma vaga no grupo que vai comandar o parlamento brasileiro até o fim de 2022. A deputada federal Rose Modesto (PSDB) deve assumir ficar com a cadeira da segunda secretaria da Casa.
Os cargos são ocupados em um complexo cálculo feito a partir da soma de parlamentares em cada bloco, encabeçados pelos deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) e que disputam a presidência da Câmara voto a voto.
Esse cálculo define um coeficiente a ser obedecido na hora de decidir quem terá mais vagas - o bloco de Lira é maior e assim possui mais vagas, mas isso não significa que ele está eleito presidente e Baleia Rossi já foi vencido.
Conforme definido pela direção nacional do PSDB, a sigla vai seguir a candidatura de Rossi, integrando um bloco menor ao de Lira. Contudo, mesmo assim as contas indicam que a legenda terá a segunda secretaria da Câmara.
Para ocupar o posto, foi indicado apenas Rose Modesto pela legenda. A reunião que definiu seu nome aconteceu no fim dessa tarde em Brasília (DF). Assim, Rose será a primeira mulher sul-mato-grossense a ocupar um cargo na mesa diretora da Câmara.
Entre as funções de Rose, está a participação ativa em decisões do parlamento nacional, deliberando procedimentos adotados ali, além de cuidar das relações internacionais da Casa e coordenar programas de formação profissional.