ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 30º

Política

Região pantaneira define prioridades para o crescimento sustentável das cidades

Fortalecimento do turismo, segurança pública e infraestrutura são as principais demandas apresentadas

Jhefferson Gamarra | 03/07/2023 17:09
Representantes do Governo do Estado durante plenária em Corumbá (Foto: Divulgação/Governo MS)
Representantes do Governo do Estado durante plenária em Corumbá (Foto: Divulgação/Governo MS)

As cidades que fazem parte da região do Pantanal apresentaram nesta segunda-feira (3) suas prioridades para os próximos quatro anos no PPA (Plano Plurianual). Em um encontro regional realizado na Cidade Branca, representantes municipais, autoridades e a população discutiram as demandas das cidades de Corumbá, Miranda, Aquidauana, Ladário e Anastácio, com o objetivo de traçar um planejamento alinhado com as necessidades locais.

O vice-governador Barbosinha ressaltou a importância da participação popular no processo de planejamento. Segundo ele, o PPA é uma oportunidade de ouvir as pessoas e entender suas necessidades, além de estabelecer prioridades específicas para cada cidade. O governo busca desenvolvimento econômico em harmonia com a preservação ambiental, alinhando-se aos princípios de prosperidade, inclusão, digitalização e sustentabilidade.

"O PPA nada mais é do que discutir o planejamento para os próximos quatro anos. Por meio do municipalismo, vamos ouvir as pessoas e saber o que elas precisam. Saber a prioridade número um de cada cidade. Um governo que se propõe a ser próspero, inclusivo, digital e verde, tendo o desenvolvimento junto com o cuidado com o meio ambiente. Satisfação estar aqui na região do Pantanal e saber o que a população pensa para o Estado", argumentou o vice-governador.

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, destacou que a população local conhece as demandas do município, como o fortalecimento do turismo contemplativo e da pesca esportiva, além da necessidade de investimentos em segurança e infraestrutura. Ele convocou a população a participar ativamente do processo do PPA, a fim de garantir que suas vozes sejam ouvidas e que não se perca a oportunidade de influenciar as decisões.

"Precisamos por exemplo revitalização da nossa ferrovia, para melhorar o escoamento da produção, assim como mais investimentos na nossa infraestrutura, desde rodovias, estradas, até a troca de pontes de madeira por concreto em toda região. Nossa segurança também precisa de atenção. Espero que a população participe deste processo, não podemos perder a oportunidade de opinar e participar do PPA", ressaltou o prefeito.

Eduardo Rocha, chefe da Casa Civil, expressou sua satisfação em discutir os projetos futuros da região do Pantanal e destacou a importância de ouvir as sugestões da população, que muitas vezes apresenta ideias não consideradas pelo governo por viver a realidade local. Assim, é possível incluir essas sugestões no PPA, tornando-o um documento mais abrangente e representativo das necessidades da região.

O encontro proporcionou aos gestores, representantes municipais e população a oportunidade de apresentar suas principais demandas ao Estado para os próximos anos. O PPA, além de ser uma exigência legal, será um instrumento de transformação social, impulsionando melhorias efetivas para a população.

O governador Eduardo Riedel baseia sua gestão na formação de um Estado inclusivo e próspero, que não deixe nenhum sul-mato-grossense para trás. Suas ações serão realizadas em parceria com as cidades, buscando uma gestão municipalista.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica, Thaner Nogueira Castro, ressaltou que a expectativa do PPA é obter indicadores e projetos diretamente da população, levando em consideração as prioridades de cada região. Dessa forma, o governo poderá solucionar as questões prioritárias que afetam diretamente a vida das pessoas.

"Expectativa do PPA é conseguir tirar da população o máximo de indicadores e projetos, sempre lembrando que cada região tem suas prioridades, e assim conseguir a partir do cidadão resolver questões prioritárias, que interferem diretamente na vida das pessoas", afirmou o secretário-executivo.

Os encontros regionais já foram realizados em Dourados, Coxim, Bonito, Três Lagoas e agora em Corumbá.

Nos siga no Google Notícias