ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Política

Representantes de consórcios intermunicipais almoçam com bancada federal de MS

Prefeitos uniram munícipios em grupos para reivindicar emendas coletivas aos deputados federais e senadores

Jhefferson Gamarra e Gabriela Couto | 17/02/2023 14:33
Bancada federal e representantes dos consórcios durante almoço (Foto: Lile Corrêa)
Bancada federal e representantes dos consórcios durante almoço (Foto: Lile Corrêa)

Para “estreitar os laços” e apresentar demandas municipais, prefeitos e representantes dos consórcios intermunicipais participaram de um almoço nesta sexta-feira (17) com os deputados federais e senadores, em um restaurante de "alto padrão" na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com sete consórcios públicos municipais que se unem para buscar recursos federais e compartilhar com todos os municípios consorciados. O objetivo é garantir para a população das cidades mais agilidade na execução dos serviços e aquisição de bens.

“A partir do momento que você consegue uma emenda para o consórcio e ele tem 9, 10 ou 11 municípios, a emenda que você arrumou acaba contemplando todos. Então é uma forma inteligente de aperfeiçoar o investimento da emenda e fazer o benefício chegar no número de município possível”, destacou o senador Nelsinho Trad (PSD). “Eles vão fazer um levantamento das demandas principais e levar pra gente”, completou.

Representante do consórcio central, o mais recente a ser formado, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), destacou a importância do primeiro encontro com todos os membros da bancada federal para apresentar as reivindicações conjuntas.

“Nos reunimos com a bancada para que eles possam apoiar os consórcios através das emendas parlamentares, trazendo desenvolvimento para as cidades de Mato Grosso do Sul. Vamos marcar também uma reunião com o governador e chegar a um acordo sobre os recursos que serão repassados para todos os consórcios”, comentou a prefeita de Campo Grande.

Líder da bancada federal, deputado Vander Loubet (PT) adiantou que os recursos de emendas parlamentares serão repassadas ao Governo do Estado, que irá definir as prioridades e enviar aos consórcios.

“Vamos ajudar os consórcios se estruturarem, eles vão levantar quais as demandas para equipamentos e vamos contemplar através de uma parceria com o Estado. É uma forma de atender coletivamente, isso que é importante. Não tínhamos cultura de consórcio e agora eles estão funcionando muito bem”, pontuou.

Os seis consórcios públicos municipais em operação no Estado são: CENTRAL (Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Terenos e Jaraguari); CIDEMA (Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Caracol, Corguinho, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho, Rio Negro, Rochedo e Sidrolândia); CIDECOL (Água Clara, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência,  Paranaíba, Ribas do Rio Pardo e Selvíria).

Também estão consorciados o CODEVALE (Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Bataypora, Brasilândia, Ivinhema, Glória de Dourados, Nova Andradina,  Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu; CIDECO (Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Nova   Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante e Vicentina; CONISUL (Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado,   Japorã, Itaquiraí, Naviraí, Jutí, Caarapó,  Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Amambai; e COINTA (Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde , São Gabriel do Oeste e Sonora).

Nos siga no Google Notícias