Sem pagar editais, secretária de Cultura pede exoneração do cargo
Melissa Tamaciro deixou o cargo sem conseguir publicar edital emergencial para pandemia e sem concluir Fmic e Fomteatro
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, entregou na tarde desta quarta-feira, carta de demissão ao prefeito Marquinhos Trad (PSD). Há mais de um ano no cargo, a publicitária deixa a cadeira sem conseguir publicar edital emergencial prometido para auxiliar os artistas durante a pandemia e com pagamentos dos dois principais fundos municipais de cultura em atraso.
Em vídeo, publicado nas redes sociais, Tamaciro não explicou o motivo do pedido de exoneração, e limitou-se a fazer um balanço das ações da secretaria sob sua gestão. “Nestes 12 meses de atuação, venci barreiras inimagináveis para a gente que vem de fora e não conhece a burocracia do sistema público”, afirmou.
Ela citou a atuação do município na organização de eventos como a 72° Reunião Brasileira da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Rally dos Sertões e a programação cultural desenvolvida para Rua 14 de Julho, após a revitalização concluída em novembro do ano passado.
Também lembrou do lançamento, em 2019, dos editais de incentivo: Fmic (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), com valor de R$ 3,2 milhões, e Fomteatro (Programa de Incentivo ao Teatro), com R$ 800 mil.
“Batemos recorde de inscrições dos editais Fmic e Fomteatro, triplicando a quantidade de interessados, fazendo com que a oportunidade desse dinheiro público pudesse chegar ao maior número de pessoas possível. Incluímos pela primeira vez o olhar sobre o patrimônio histórico nos editais”, afirmou.
Os fundos ainda estão em curso e os artistas proponentes de projetos aguardam pelo pagamento. Melissa deixa o cargo também sem conseguir publicar o edital emergencial prometido para a semana da Páscoa. Pelo sistema de credenciamento, artistas esperavam verba para trabalhar em meio à pandemia.
Por volta das 12h de hoje, o Lado B entrou em contato com a assessoria de imprensa para perguntar se há previsão de publicação do edital emergencial. Mas não obtivemos resposta. Também questionamos a prefeitura sobre o pedido de demissão, mas não tivemos retorno .