ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 25º

Política

Sem pagar editais, secretária de Cultura pede exoneração do cargo

Melissa Tamaciro deixou o cargo sem conseguir publicar edital emergencial para pandemia e sem concluir Fmic e Fomteatro

Tainá Jara e Paula Maciulevicius Brasil | 22/04/2020 15:35



A secretária municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, entregou na tarde desta quarta-feira, carta de demissão ao prefeito Marquinhos Trad (PSD). Há mais de um ano no cargo, a publicitária deixa a cadeira sem conseguir publicar edital emergencial prometido para auxiliar os artistas durante a pandemia e com pagamentos dos dois principais fundos municipais de cultura em atraso.

Em vídeo, publicado nas redes sociais, Tamaciro não explicou o motivo do pedido de exoneração, e limitou-se a fazer um balanço das ações da secretaria sob sua gestão. “Nestes 12 meses de atuação, venci barreiras inimagináveis para a gente que vem de fora e não conhece a burocracia do sistema público”, afirmou.

Ela citou a atuação do município na organização de eventos como a 72° Reunião Brasileira da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Rally dos Sertões e a programação cultural desenvolvida para Rua 14 de Julho, após a revitalização concluída em novembro do ano passado.

Também lembrou do lançamento, em 2019, dos editais de incentivo: Fmic (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), com valor de R$ 3,2 milhões, e Fomteatro (Programa de Incentivo ao Teatro), com R$ 800 mil.

“Batemos recorde de inscrições dos editais Fmic e Fomteatro, triplicando a quantidade de interessados, fazendo com que a oportunidade desse dinheiro público pudesse chegar ao maior número de pessoas possível. Incluímos pela primeira vez o olhar sobre o patrimônio histórico nos editais”, afirmou.

Os fundos ainda estão em curso e os artistas proponentes de projetos aguardam pelo pagamento. Melissa deixa o cargo também sem conseguir publicar o edital emergencial prometido para a semana da Páscoa. Pelo sistema de credenciamento, artistas esperavam verba para trabalhar em meio à pandemia.

Por volta das 12h de hoje, o Lado B entrou em contato com a assessoria de imprensa para perguntar se há previsão de publicação do edital emergencial.  Mas não obtivemos resposta. Também questionamos a prefeitura sobre o pedido de demissão, mas não tivemos retorno .


Nos siga no Google Notícias