ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Política

Urnas que passarão por teste de integridade serão sorteadas no sábado

Processo realizado em todas as eleições pode ser acompanhado por candidatos, partidos, instituições e cidadãos

Jhefferson Gamarra | 27/10/2022 13:26
Urna eletrônica utilizada na votação em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf)
Urna eletrônica utilizada na votação em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf)

A escolha das 23 seções eleitorais em que as urnas serão auditadas no 2º turno acontecerá no próximo sábado (29), às 8h, na sede do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Os procedimentos de auditoria são públicos e podem ser acompanhados por todos os candidatos, partidos, instituições e cidadãos.

Do total de urnas escolhidas, 18 passarão pela auditoria convencional, duas para o teste de integridade com uso de biometria e três para auditoria na seção eleitoral. As seções que participarão do sorteio serão escolhidas de forma aleatória e definidas com o consentimento dos representantes das entidades fiscalizadoras.

Assim como foi feito no primeiro turno, as entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, como representantes dos partidos políticos, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Ministério Público foram convidadas para participar do processo. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal do TRE-MS no YouTube.

O procedimento de auditoria acontece durante o dia e horário das eleições oficiais, entidades fiscalizadoras e voluntários preenchem as cédulas de papel com votos nos candidatos oficiais. Essas cédulas, por sua vez, são preenchidas com números correspondentes aos candidatos registrados e votos de legenda, assim como votos nulos e brancos.

O resultado verificado na totalização dos computadores deverá coincidir com o resultado das respectivas urnas eletrônicas, a fim de comprovar que não houve adulteração, subtração ou acréscimos na votação das urnas eletrônicas.

Vale ressaltar que o processo de auditoria não é novidade nas eleições, mas sempre foi de pouco interesse da sociedade, dos partidos políticos e de outras autoridades, embora todos sempre tenham sido convidados. A auditoria para comprovar a integridade dos equipamentos acontece há 20 anos e nunca foram apontadas falhas.

Nos siga no Google Notícias