Urnas usadas nestas eleições serão lacradas nesta semana pelo TRE-MS
Em MS, 1.176 urnas ficarão disponíveis apenas para substituição em caso de necessidade
As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2022 no Estado começaram a ser preparadas neste sábado (17), na Capital. Os equipamentos estão sendo alimentados com as informações sobre eleitores e candidatos, e lacrados para serem usados no dia 2 de outubro, data das votações do primeiro turno.
De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), serão preparadas 8.088 urnas eletrônicas no Estado, sendo que 1.176 são de contingência, ou seja, ficarão disponíveis para utilização caso haja necessidade de substituição de outras. Esse número representa 14% do total de equipamentos a serem preparados.
Inicialmente serão preparadas as urnas a serem usadas na Capital e, aquelas a serem utilizadas no interior de MS, começarão a ser preparadas na terça-feira (20). A previsão da Justiça Eleitoral é que os trabalhos terminem no dia 22 em Campo Grande e, no dia 26, no interior.
Cerca de 300 técnicos de urnas estão responsáveis por testar os equipamentos e inserir informações dos candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, além de informações dos eleitores de cada seção eleitoral.
O procedimento é aberto ao público e acompanhado por juízes eleitorais, promotores de Justiça, integrantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), assim como representantes de partidos, coligações, federações e candidatos.