Vereadores votam programa que incentiva doação de medula óssea
Proposta prevê uma série de medidas para divulgar e ampliar o número de doações em Campo Grande
Os vereadores de Campo Grande vão votar na próxima terça-feira (26), a criação do programa municipal de incentivo à doação de medula óssea, assim como de células tronco. A proposta vai passar por primeira votação, no plenário da Câmara Municipal.
O projeto foi apresentado pelos vereadores Carlos Borges (PSB), Cida Amaral (PSDB) e Odilon de Oliveira (PSD). Entre as medidas está a ampla divulgação do programa, assim como realização de parcerias para viabilizar a estrutura necessária.
Outro pronto trata da conscientização do doador que já é cadastrado, para manter seus dados atualizados, estando disponível para fazer a doação. Ainda prevê a criação de pontos fixos e móveis de coleta de sangue para “fins de tipagem” e cadastro (doadores) dos voluntários de medula óssea.
O programa também quer promover informações centralizadas e atualizadas aos profissionais de saúde, visando melhorar a qualidade do atendimento, entre outras ações e políticas públicas. Caso o projeto seja aprovado, precisa passar pelo crivo do prefeito Marquinhos Trad (PSD).