Chance para você aproveitar e curtir Campo Grande
Descubra o que fazer no feriado nacional desta quarta-feira, que será como uma folga em meio de semana
Esta quarta-feira será feriado nacional do Dia do Trabalho! Nada parecido com os feriadões que emendam o fim de semana, desta vez está mais para uma folga geral de meio de semana. Então, o que fazer para celebrar a data dedicada aos trabalhadores? Sem muito tempo até mesmo para uma viajadinha no estilo bate e volta, pode ser uma boa oportunidade para um descanso merecido do trabalho, passar o dia no sofá diante da tevê ou sair para passear por Campo Grande.
Melhor aproveitar o dia em grande estilo. Por exemplo, o Parque dos Poderes pode ser uma das opções para você curtir o Dia do Trabalho fora do sofá de casa. É o centro dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Mato Grosso do Sul, e também ponto turístico. Em meio a um parque natural, o lugar é bem estruturado com pista de caminhada ou corrida e academias ao ar livre para a prática de exercícios físicos.
No caminho do Parque dos Poderes, inevitavelmente você irá passar pelo Parque das Nações Indígenas, uma espécie de cartão postal natural de Mato Grosso do Sul, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena. Com 119 hectares, o parque é orgulho da cidade. É um dos maiores parques urbanos do mundo com ampla infraestrutura de esporte e lazer, desde quadras poliesportivas, de areia, arena de skate e patins, ciclovia, concha acústica para shows musicais, parquinhos infantis e pista de corrida e caminhada, além de abrigar dois museus e animais de diversas espécies.
Já esteve no Bioparque Pantanal? Se não, o feriado com cara de folga desta quarta-feira pode ser a sua chance. É o maior aquário de água doce do mundo, com 21 mil metros quadrados de área construída, 5 milhões de litros de água e 380 espécies de animais. Localizado dentro da área do Parque das Nações Indígenas, o Bioparque é atrativo turístico e também referência em pesquisas voltadas à fauna sul-mato-grossense.
Bem no centro de Campo Grande, tem a Praça Belmar Fidalgo, também um lugar com muita história. Até o final da década de 1970, o Belmar, como é popularmente conhecido, foi a principal praça esportiva da cidade. Era o Estádio Belmar Fidalgo, que desde agosto de 1994 passou a ser o que é hoje: a Praça Esportiva Belmar Fidalgo.
Entre o final da década de 1920 e início da década de 1950 o lugar tinha o nome de Campo de Marte, por conta do nome de uma das ruas de acesso, a hoje Arthur Jorge. Em 1953, passou a se chamar Belmar Fidalgo, um militar famoso pela dedicação ao esporte na época. Como estádio foi palco de grandes jogos do futebol amador, sede do primeiro time de futebol de Campo Grande, a Sociedade Sportiva Campo-grandense, a SSC, fundada em 1927.
Se você curte história, uma boa dica é conhecer o Museu José Antônio Pereira, na entrada do bairro Los Angeles seguindo pela Avenida Guaicurus. O museu municipal está meio abandonado ultimamente, mas ainda assim vale a pena conhecer a sede preservada da fazenda que pertenceu à família do fundador da cidade. Fica na antiga Fazenda Bálsamo, doada em 1966 para a Prefeitura de Campo Grande. A propriedade virou museu em 1983.