Cresce lista de países que já aceitam entrada de brasileiros
Aos poucos vem aumentando a lista de países que estão abrindo suas portas para viajantes brasileiros, antes ameaçados de isolamento internacional por conta de medidas para conter o avanço do novo coronavírus. Eram 23 países no início de julho e agora neste final de agosto já são 35 destinos para onde podemos viajar.
Considerando que há no mundo 193 nações, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), ainda somos vetados na maior parte do planeta em consequência do elevado número de casos de coronavírus no Brasil, mas mesmo assim a cada dia cresce a relação de países que flexibilizam suas fronteiras para brasileiros.
A notícia é animadora para os viajantes, porém, recomenda-se que o ideal seria viajar em casos de necessidade e adiar os planos de sair do Brasil a passeio para 2021. Se você está determinado a viajar agora, depois de quase seis meses de quarentena, não esqueça de observar que há regras nas flexibilizações de fronteiras, como quarentena de duas semanas após a chegada, preenchimentos de formulários com informações médicas e exigência de exame PCR negativo.
Também não se pode deixar de considerar a questão das conexões. É que a maioria dos países onde a nossa entrada está liberada não tem rotas diretas, ou seja, os voos precisam parar em países que não admitem brasileiros.
Por exemplo, alguns destinos caribenhos, como Jamaica, Barbados, Turks & Caicos e Bahamas, abriram suas portas para os brasileiros, mas você terá sérios problemas se o seu voo tiver que fazer escala nos Estados Unidos. Como o Tio Sam não nos aceita nem mesmo em voos de conexão, a alternativa seria fazer conexão no Panamá ou até mesmo em Cuba.
Se o seu rumo for a Europa, saiba que seguimos vetados em grande parte dos países europeus, mas algumas cidades como Paris (França), Zurique (Suíça), Frankfurt (Alemanha) e Amsterdã (Holanda) permitem a passagem de brasileiros em voos de conexão para outros destinos.
Outra dica importante: Da mesma forma que no Brasil as regras sofrem alterações conforme a estabilidade ou avanço do coronavírus, nos demais países acontece a mesma coisa. Por isso, antes de comprar o pacote da sua viagem vale dar uma olhadinha na situação do seu país de destino, se a flexibilização segue vigorando e se as atrações turísticas, bares e restaurantes estarão funcionando.
Veja abaixo a lista atualizada de países que permitem a entrada de brasileiros, segundo o site Melhores Destinos, uma das principais plataformas de promoções de passagens aéreas do Brasil:
- Albânia
- Andorra
- Antígua e Barbuda
- Armênia
- Bahamas
- Barbados
- Belize
- Bermudas
- Camboja
- Croácia
- Cuba
- Dominica
- Dubai (Emirados Árabes Unidos)
- Egito
- Equador
- Haiti
- Irlanda
- Jamaica
- Kosovo
- Líbano
- Macedônia do Norte
- Maldivas
- México
- Polinésia Francesa
- Quênia
- Reino Unido
- República Dominicana
- Ruanda
- São Vicente e Granadinas
- Santa Lúcia
- Sérvia
- Tanzânia
- Turks & Caicos
- Turquia
- Ucrânia