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Cuidados antes da compra da passagem aérea na pandemia

Paulo Nonato de Souza | 22/05/2021 08:32
Desde março as companhias aéreas estão ajustando a operação de seus voos, por isso: cuidado ao comprar sua passagem (Foto: Reprodução)
Desde março as companhias aéreas estão ajustando a operação de seus voos, por isso: cuidado ao comprar sua passagem (Foto: Reprodução)

Fiquem atentos, porque as companhias aéreas estão remanejando suas malhas aéreas e alguns voos estão sendo cancelados. O alerta partiu da agente de viagem Ceila Arakaki, da operadora Voe Viagens, de Campo Grande, enquanto tentava orientar, pelo telefone, um cliente que teve seu voo cancelado na véspera de embarcar no Rio de Janeiro de volta a Mato Grosso do Sul.

Por conta da pandemia e a queda na demanda de passageiros, desde março as companhias aéreas estão ajustando a operação de seus voos. A Latam, por exemplo, divulgou em nota oficial que segue revisando diariamente suas projeções e seguirá comunicando mensalmente as estimativas operacionais.

Esse movimento das aéreas significa que alguns cuidados devem ser tomados pelos viajantes antes de fechar a compra da passagem. Veja abaixo algumas dicas do site Melhores Destinos sobre precauções adicionais para evitar que a viagem dos seus sonhos se transforme em pesadelo:

1 – Mudanças podem ocorrer no seu voo: 

As empresas estão refazendo suas malhas aéreas em meio à pandemia, num cenário em que a demanda ainda está muito instável. Com isso, a programação dos voos está praticamente sendo “escrita à lápis”, com cancelamentos e alterações frequentes nos horários dos voos. Nesse sentido, é muito importante levar isso em consideração no planejamento da sua viagem.

2 – Cuidados antes de fechar hospedagem:

Se for reservar hotel, passeio, alugar um carro ou qualquer outro tipo de serviço turístico, prefira reservas com alteração gratuita ou cancelamento grátis, já que você pode ser obrigado a mudar o dia da viagem se tiver um voo cancelado. Caso tenha algum compromisso importante, é melhor ter um plano B.

3 – Não espere o aviso da companhia aérea:

Verifique a situação de sua reserva no site da companhia aérea, especialmente quanto tiver próximo da data da viagem. A maioria das empresas está avisando sobre mudanças apenas poucas semanas antes da viagem, mesmo quando o voo já foi cancelado há mais tempo. Se tiver dúvida, simule uma compra nova na data e horário da sua viagem. Caso o seu voo não apareça, provavelmente tenha sido cancelado.

4 – Evite custo de remarcação:

Conforme a Medida Provisória 1024, caso o seu voo tenha sido cancelado ou alterado pela empresa aérea você poderá remarcar sem custo e sem diferença de tarifa, solicitar o crédito do valor pago ou aguardar 12 meses pelo reembolso integral, sem multa. Decida o que deseja e entre em contato com a empresa onde você fez a compra (companhia aérea ou agência de viagens). As agências de viagem podem cobrar uma taxa administrativa para processar o reembolso, que geralmente é cerca de 10% do valor pago

5 – Aéreas internacionais têm suas próprias regras:

As companhias aéreas internacionais têm suas próprias regras, sendo recomendado consultar antes de se comprometer com a emissão do bilhete. Lembrando que em caso de solicitação de reembolso a maioria das empresas está trabalhando com o prazo de 12 meses previsto em lei, sujeito às penalidades previstas na tarifa. Já o crédito poderá ser utilizado em novas viagens no prazo de 18 meses. Vale lembrar que o cancelamento continua gratuito dentro das 24h após a compra (respeitando 7 dias de antecedência da viagem), com reembolso é em até 7 dias úteis neste caso.

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