ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 19º

Lugares por Onde Ando

Dicas de trilhas para você curtir a natureza nos fins de semana

Paulo Nonato de Souza | 28/01/2021 08:04
Trilha aquática, desde o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Ivinhema, até o Lago de Itaipu, no Paraná (Foto: Semagro/Reprodução)
Trilha aquática, desde o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Ivinhema, até o Lago de Itaipu, no Paraná (Foto: Semagro/Reprodução)

Curtir a natureza e longe das de aglomerações, combinação perfeita em tempos de pandemia. Pois é o que Mato Grosso do Sul oferece, como um dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil ao lado de Fernando de Noronha e Chapada Diamantina, avaliação que leva em conta estrutura de hotelaria e serviços turísticos com passeios e guias.

Fazer trilhas é uma boa alternativa de contato direto com o meio ambiente, observar e fotografar diferentes tipos de paisagens, incluindo rios, cachoeiras, cavernas, piscinas naturais, aves e mamíferos, enquanto pratica exercício físico ao ar livre.

Nas trilhas, algumas de nível fácil, outras consideradas difíceis, você tem a oportunidade de curtir a harmonia com a natureza. Em Campo Grande nem é preciso ir muito longe para tirar onda de trilheiro. Tem o Morro do Ernesto, por exemplo, a 20 km em relação ao centro da cidade.

Quando se pensa em trilhas na natureza a primeira ideia de cenário que vem a cabeça é de longas caminhadas em meio a mata virgem, mas em Mato Grosso do Sul também é possível fazer trilha aquática.

Para quem preferir fugir do mato e passear de barco em águas correntes, a opção é a Rota dos Pioneiros, com 400 km, desde o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Ivinhema, passando pelos rios Paranapanema e Paraná até o lago de Itaipu, que liga o Parque Nacional de Ilha Grande ao Parque Nacional do Iguaçu.

A Rota dos Pioneiros faz a ligação das unidades de conservação do rio Paraná e de seus afluentes, incluindo o rio Ivinhema, que dá nome ao Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Mato Grosso do Sul. No interior do Parque, são 61 km de trilha, passando pelos rios Baia (4km), Curutuba (26km) e Ivinhema (31km).

Veja abaixo 7 dicas de trilhas em Mato Grosso do Sul, com base em levantamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar  (Semagro):

Campo Grande:

1 - Trilha da Usina – Tem 5 km de extensão com quatro cachoeiras, escalada e travessia do Córrego Ceroula pelo caminho. O lugar abriga o que ainda resta da primeira usina hidrelétrica da Capital.

2 - Inferninho – O local possui uma bela cachoeira com cerca de 30 metros de altura utilizada para a prática de rapel. Certamente estará aberto à visitação no pós-pandemia, mas não se surpreenda com a falta de infraestrutura.

3 - Morro do Ernesto – Na Fazenda Córrego Limpo, propriedade privada a 20 km do centro de Campo Grande, a trilha tem percurso de 8 km num roteiro com uma cachoeira de quatro metros e duas corredeiras. O acesso é pela rodovia MS-080, saída para Rochedo.

4 - Parque Matas do Segredo – É uma unidade de conservação de 177 hectares, distante apenas 9,6 km em relação ao centro de Campo Grande, uma boa opção de passeio seguro para os campo-grandenses.

Localizado no final da Rua Josefina Mingareli, no bairro Jardim Presidente, na região do Nova Lima, o parque tem 13 trilhas, mas quatro são as mais procuradas: Turista, Coral, Figueira e Estrada Parque, todas em meio a mata virgem com todo tipo de obstáculos pela frente, desde cipós, galhos de árvores e até atoleiros em alguns pontos alagados.

5 - Trilha Furna da Conquista (Sidrolândia):

Distante 40 km de Campo Grande e a 20 km de Sidrolândia, a trilha tem o trajeto é de 4,5 km em meio de mata nativa. O passeio passa por uma cachoeira de dois metros e duas corredeiras, na fazenda Conquista, e tem grau de dificuldade considerado fácil. No trajeto três cachoeiras, uma nascente e um mirante onde é possível ter uma vista privilegiada do lugar.

6 - Trilha do Los Pagos (São Gabriel do Oeste):

Com uma cachoeira de 70 metros em propriedade particular, tem fácil acesso e é um dos pontos turísticos mais visitados do município, distante 144 km de Campo Grande. Fica em uma região a 15 km do centro de São Gabriel com muitas riquezas naturais, como a nascente do Rio Aquidauana e cachoeiras.

7 - Morro do Paxixi (Aquidauana)

Também em Piraputanga, a trilha que pode ser feita de moto, a pé ou de bike tem acesso pela Estrada Parque de Piraputanga. Conhecida como trilha do pôr do sol do Paxixi, é uma verdadeira aventura ecológica.

Nos siga no Google Notícias