ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 19º

Lugares por Onde Ando

Vai de avião? Saiba que terá de etiquetar e despachar a bagagem

Paulo Nonato de Souza | 11/02/2021 08:20
Fila para emissão do cartão de embarque no totem da Latam, em 2014, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, cenário que pode se repetir (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Fila para emissão do cartão de embarque no totem da Latam, em 2014, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, cenário que pode se repetir (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Primeiro foram os totens de autoatendimento nos aeroportos para emissão do cartão de embarque, agora a novidade são os totens para o despacho de bagagens, sem precisar passar pelo balcão da companhia aérea. A eliminação total do check-in significa que o próprio passageiro terá de fazer sozinho o que antes era tarefa do pessoal de solo, normalmente funcionários treinados.

A inovação está sendo lançada pela Latam, primeira aérea brasileira a digitalizar todo o processo de check-in nos seus voos pelo Brasil. Por enquanto, lançou totens de autoatendimento para que o próprio passageiro etiquete e despache sua bagagem nos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília, Galeão (Rio) e Salvador (Bahia), e mais sete deverão receber os equipamentos até o fim de 2021.

Portanto, se você é do tipo que não tem muita intimidade com as tecnologias, melhor que pelo menos esteja espiritualmente preparado para encarar a novidade em suas próximas viagens.

“Vai ser outro sofrimento”, prevê o campo-grandense João Pedro Pereira de Souza, referindo-se aos totens de cartão de embarque, lançados nos principais aeroportos do Brasil em 2014, sob protestos de passageiros e até ações na Justiça para impedir que as aéreas obrigassem o uso do check-in de autoatendimento. “Confesso que nunca consegui emitir o cartão nos totens. É muito botão, muito passo a passo em um momento de pressão por ter outras pessoas logo atrás precisando fazer o mesmo que você”, ressaltou ele.

Pelo sistema da Latam, desde o início desta semana os viajantes que compram passagens pelo site ou aplicativo da empresa já recebem o cartão de embarque logo que o pedido é finalizado. Havendo alterações na programação do voo, entre a compra até o momento do embarque, a aérea garante que, além de o passageiro ser notificado, a mudança será atualizada automaticamente.

Em tempos de pandemia como a que o mundo enfrenta desde 2020, a iniciativa deve  contribuir para evitar aglomerações de passageiros que utilizam os balcões de check-in nos aeroportos. O movimento nos balcões já teve uma queda significativa desde que as companhias aéreas começaram a cobrar pelo despacho de bagagens, mas resta ver se não haverá tumultos nos totens com pessoas em dificuldade para operar as maquinas.

Pelo planejamento da Latam, segundo disse o vice-presidente da área de Clientes, Paulo Miranda, em breve até os totens de despacho de bagagem não serão mais necessários. “Queremos criar um ambiente em que toda a operação será pelo celular. O passageiro chega com seu celular e se conecta a uma impressora no aeroporto para imprimir sua etiqueta de bagagem. Já fizemos um teste no aeroporto Santos Dumont (Rio)”, revelou o executivo.

Nos siga no Google Notícias