Veja a lista de feriados, reze pela vacina e faça planos para viajar
Pretende viajar em 2021? O ano não será tão farto de feriados prolongados como em 2020, mas não haverá motivo para se lamentar, pelo menos no quesito oportunidade de folga no trabalho. A única questão no caminho da realização dos seus planos é o fato de que seguimos sob a ameaça da pandemia de coronavírus, porém, há expectativa da chegada de vacinas.
A contar a partir de hoje, 02 de janeiro, o calendário terá três feriadões nacionais, que são os feriados prolongados que caem às segundas ou sextas-feiras, podendo ser emendados com os fins de semana.
São considerados feriados nacionais, estabelecidos na lei federal 10.607/2002, os dias 1º de janeiro, 21 de abril (Dia de Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).
Fora os nacionais o calendário trás os feriados estaduais e municipais. No caso de Mato Grosso do Sul, por exemplo, a primeira semana do mês de outubro de 2021 terá dois feriados colados logo no início da semana, um estadual e outro nacional.
Se você gosta de aproveitar os feriadões para viajar, nada poderia ser mais especial. Se é o seu caso, comece a fazer planos porque o feriado em comemoração a criação do estado, 11 de outubro, vai cair numa segunda-feira, o que significará quatro dias de folga, considerando o sábado, dia 9, o domingo, dia 10, e o feriado nacional pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), dia 12, terça-feira.
Antes disso, em fevereiro temos o período de Carnaval nos dias 15, 16 e 17 (Segunda, terça e Quarta-feira de Cinzas), que não é considerado feriado nacional, apenas ponto facultativo. No mês de junho a celebração cristã de Corpus Christi, dia 3, comemorado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, a exemplo do Carnaval, também é considerado ponto facultativo e não feriado.
Este ano, por conta da pandemia de coronavírus, a tradicional celebração carnavalesca é dúvida em todo o país, mas isso não significa que você não poderá aproveitar a parada de quatro dias e meio para viajar, a contar a partir do sábado, dia 13, domingo, dia 14, segunda-feira, 15, terça-feira, 16, e a quarta-feira de cinzas, 17, que por força da tradição o expediente só começa a partir do meio-dia.
Em abril, o feriado nacional da Paixão de Cristo, dia 2, sexta-feira, será outra boa oportunidade de emendar o final de semana para viajar. Ainda em abril, o Dia de Tiradentes, 21, vai cair numa quarta-feira, o que inviabiliza fazer planos de viagem, no máximo um bate e volta para destinos turísticos próximos.
A mesma programação pode ser feita para o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, que cairá num sábado, e no feriado municipal em comemoração ao aniversário de Campo Grande, dia 26 de agosto, que este ano será numa quinta-feira.
O mês de novembro terá os dois últimos feriados nacionais do ano. O Dia de Finados, 2, uma terça-feira, o que significa que dependendo do seu acordo de trabalho você poderá até emendar o sábado, domingo e segunda-feira. Depois disso vem o 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, que será numa segunda-feira, o que garante um feriadão de três dias.
Veja abaixo a lista de feriados em 2021:
- 15, 16 e 17 de fevereiro (segunda, terça e quarta) – Carnaval (Ponto Facultativo)
- 2 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
- 21 de abril (quarta-feira): Tiradentes
- 1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho
- 3 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (Facultativo)
- 26 de agosto (quinta-feira) – Aniversário de Campo Grande
- 7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
- 11 de outubro (segunda-feira) – Criação de Mato Grosso do Sul
- 12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida
- 28 de outubro (quinta-feira): Dia do Servidor Público
- 2 de novembro (terça-feira): Finados
- 15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República
- 25 de dezembro (sábado): Natal