Viagem de férias agora é assim: diversão sim, mas relaxar nunca
Então é Natal! Mais do que isso, é fim de ano. É hora de viajar. Neste ano tão diferente, marcado pela maior crise sanitária do nosso tempo, do trabalho em casa, máscaras, álcool em gel e distanciamento social, termina com ameaças de mais confinamento (lockdown na tradução para o inglês), mas mesmo assim viajar sempre vale a pena.
A situação que enfrentamos é tão incomum que o ato de viajar deixou de ser apenas uma viagem. Por exemplo, relaxar deixou de ser sinônimo de viagem de férias. Trocamos o desejo de boa viagem aos viajantes pelas recomendações para que cuidem da própria saúde, e também da saúde dos outros, e que não relaxem nunca.
Como se tudo isso não bastasse, fique atento para as mudanças de rumo nas políticas governamentais nos municípios e estados por conta dos avanços no contágio do coronavírus. A qualquer momento pode sair uma decisão de fechamento geral, e se não houver um Juiz de plantão para reverter, você correrá o risco de ficar na rua, sem atrativos para visitar nem restaurantes abertos para comer.
Portanto, se você vai curtir a ceia de Natal já pensando na viagem que irá fazer em janeiro de 2021, saiba que há mais com que se preocupar do que fazer a mala ou a mochila. Significa ficar atento às políticas de cancelamento de passagens e hospedagem.
Em 2020 tivemos duas novas leis sancionadas pelo presidente da República com novas regras para o turismo. Certamente a sua viagem estará enquadrada nas duas ou em uma delas, o que torna quase obrigatório ler e reler o contrato da compra da sua passagem e hospedagem sem medo das letras miúdas.