Testamos o Audi SQ5 na cidade e na pista
Com peso de quase duas toneladas o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos
Testamos por cinco dias o SUV SQ5 pelas ruas de Campo Grande, já era de esperar que um Audi com a sigla "S" seria divertido, mas o modelo que testamos nos surpreendeu, pelo seu porte, mecânica e com o nível de equipamentos, com destaque para o sistema semi-autônomo.
Vamos começar pelo motor! Para dar conta de levar quase duas toneladas e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos o SQ5 conta com um propulsor de 6 cilindros que entrega nada menos que 354 cavalos de potência e um bom torque de 51 kgfm entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. O câmbio é de oito marchas tiptronic, com tração inteligente “Quattro”, ou seja ele roda sempre com tração nas quatro rodas. Só para comparação, seu irmão menor Q5, faz de 0 a 100 em 6,5 segundos, e conta com motor turbo de 4 cilindros de 252 cv.
É possível configurar o modo de condução, para isso o modelo conta com o Drive Select, a diferença entre eles é bem perceptível: No Auto, Efficiency e Comfort tem como objetivo dosar conforto e economia, mas é no Dynamic que fica tudo mais divertido, as trocas de marchas são feitas em rotações mais altas, muda a configuração da suspensão e da direção e é possível observar um ronco mais grave do motor.
Mas para sentir na prática o que realmente esse carro é capaz de fazer, nada melhor que uma pista fechada, então fomos no autódromo de Campo Grande: Entrei na pista, ativei o modelo Dynamic, desliguei o controle de estabilidade e tração e afundei o acelerador! Logo percebi o ronco do motor V6 e o corpo sendo empurrado contra o banco, rapidamente vi o giro subindo, ultrapassando os 130, 150, 160... como se fosse um esportivo leve ignorando seu porte. Veja abaixo o vídeo da arrancada.
Apesar de ser um SUV, colocar um SQ5 numa estrada de chão é um pecado, seus pneus por exemplo são de perfil baixo, e tem como foco asfalto, mas mesmo assim o SQ5 conta com uma opção Off-Road que pode ser selecionada pelo sistema Drive-Select que também faz ajustes na suspensão.
Em trechos urbanos o SQ5 conta com configurações que priorizam o menor consumo e mais conforto, Auto, Efficiency ou Comfort, para economizar combustível o câmbio entra em modo roda livre, desativando a tração automaticamente, sempre que o motorista tira o pé do acelerador em velocidades de 55 km/h a 160 km/h, entrando em ação rapidamente assim que for solicitado. Mesmo com toda tecnologia o consumo na cidade ainda é alto, porém dentro da média para um carro deste porte, fez 6,5 km/l e 8,9 km/l na estrada sempre com gasolina.
Mas como todo bom SUV de luxo, ele tem muito mais a oferecer além de potência. É possível notar muito capricho no seu interior e também um ótimo espaço interno. Por dentro conta com tons escuros, tem soleiras iluminadas que trazem os logos exclusivos da linha S. Costuras contrastantes no couro do volante e assentos esportivos revestidos de Alcantara.
O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado e revestimento nas cores cinza ou preta. As borboletas para trocas de marchas também recebem acabamento de alumínio. Já os pedais e o apoio de pé são de aço inoxidável.
Destaque para o teto solar panorâmico Open Sky e o porta-copos climatizado, que pode manter a bebida aquecida ou resfriada, ao toque de um botão. Outro recurso bem legal é o ajuste das luzes de LEDs da cabine, que pode ser configurada com várias cores.
O banco traseiro tripartido tem ajuste do ângulo de encosto. A capacidade do porta-malas tem abertura e fechamento elétrico e tem capacidade de 550 litros, volume que pode chegar a 1.550 litros com o assento rebatido.
No Brasil, o SQ5 é oferecido com uma extensa lista de equipamentos, sistema Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, ACC com traffic jam assist, sensor de luz e chuva, câmera de ré, keyless entry (partida sem chave), Audi lane assist e ajuste de direção elétrico.
Destaque exclusivo da Audi é o painel de instrumentos chamado de Virtual Cockpit 100% digital de 12,3 polegadas, sendo possível escolher o formato dos mostradores, com velocímetro e conta-giros grandes ou uma com o mapa de navegação maior. E ainda tem o head-up display, que projeta informações no para-brisa.
Um recurso bem legal é o sistema semiautônomo com controle de velocidade de cruzeiro e assistente de congestionamento, que funciona assim: em velocidades entre 0 km e 65 km/h, o carro é capaz de acelerar, frear e esterçar e corrigir saídas da faixa, mas para isso as faixas precisam estar bem demarcadas para os sensores detectarem. Durante o teste que eu fiz causou um pouco de apreensão, confesso que fiquei com medo de confiar no sistema, mas acredito é que é falta de costume.
Este sistema também pode ser usado nas estradas, é possível configurar a distância do veículo que vai a frente, depois de configurado, tentei inclusive acelerar, mas ele não deixa chegar perto do veículo a minha frente quando atinge o limite de distância configurado.
Existe também o sensor de pontos cegos que avisa através de sinais luminosos no retrovisor quando um veículo se aproxima, ótimo para detectar motociclistas vindo.
Gostei muito do sistema de estacionamento automático, que faz o carro estacionar sozinho em vagas paralelas ou tradicionais, que faz o volante girar automáticamente, o motorista só tem o trabalho de acelerar ou frear, o carro avisa quando for o momento certo. Veja como funciona o sistema no vídeo abaixo. Além disso o SQ5 possui câmeras por todo lado, dianteira, traseira e uma 360 graus que pode ser requisitada a qualquer momento pelo motorista, sendo esse item opcional.
O sistema de som é outro destaque do carro, conta com som 3D da renomada Bang&Olufsen, além do Audi smartphone interface, rádio MMI plus com navegação, Audi connect e Bluetooth. Pena que a tela da central multimídia não é sensível ao toque, sendo necessário usar o trackpad no console central, nele é possível escrever letras para pesquisar um nome na agenda ou para pesquisar uma rua no GPS.
Por fora o SQ5 conta com um visual invocado, não tem como passar despercebido nas ruas, ainda mais com o vermelho do carro de teste. O carro mede 4.671 mm de comprimento, 1.893 mm de largura e 1.635 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.824 mm.
Destaque para as enormes rodas de 20 polegadas, as grandes entradas de ar no para-choque dianteiro, além do difusor com grade tipo colmeia. Outra característica da linha esportiva é a grade dianteira com lâminas duplas de alumínio e elementos contrastantes do acabamento no tom cinza fosco. Como toques adicionais, o logotipo "S" é usado em vários locais para identificar a versão.
Tecnologia de LEDs é oferecido de série em todas as funções de iluminação, como faróis, lanternas e pacote de luzes customizáveis interno. As luzes de seta dinâmicas garantem um alto fator de reconhecimento. Nas laterais do veículo, os espelhos retrovisores com capa de alumínio e os frisos na cor da carroceria destacam a aparência esportiva. O para-choque traseiro traz um difusor de alumínio que aumenta ainda mais o visual esportivo do modelo.
Ficha técnica
MOTOR : dianteiro, longitudinal, seis cilindros em "V", 24 válvulas, 2.995 cm3, duplo comando de válvulas com variador na admissão, injeção direta de combustível, turbo, gasolina
POTÊNCIA/TORQUE: 354 cv de 5.400 rpm a 6.400 rpm; Torque: 51 kgfm de 1.370 a 4.500 rpm
TRANSMISSÃO câmbio automático de 8 marchas, tração integral
SUSPENSÃO independente com 5 braços nas 4 rodas
RODAS E PNEUS liga leve aro 20" com pneus 255/45 R20
FREIOS discos ventilados nas 4 rodas, com ABS e EBD
PESO 1.945 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.671 mm, largura 1.893 mm, altura 1.635 mm, entreeixos 2.824 mm
CAPACIDADES tanque 70 litros, porta-malas 550 litros
PREÇO R$ 397.990 (R$ 409.990 carro testado)
Confira a galeria de imagens: