Dia dos Pais: o vinho certo para cada tipo de pai
O Dia dos Pais chega neste domingo, dia 9, e com ele vem tudo o que a data representa. Amor, companheirismo e almoço delicioso. E, claro, não podemos esquecer o presente. Escolher o presente para o Dia dos Pais, não é tarefa fácil. Por isso, minha sugestão é agradá-lo com um vinho, que pode acompanhar o almoço do domingo. Mas não qualquer um! Assim como cada tipo de pai é único, cada vinho deve ser escolhido de acordo com o aroma, estilo e paladar que mais agrada o seu tipo de pai. Listo a seguir, seis vinhos que mais combinam com seis estilos diferentes de pais. Com certeza o seu está entre eles:
1. Pai tradicional: é aquele pai clássico, caseiro, e que costuma fazer programas em família, no conforto do lar. Com certeza não dispensa um bom vinho em suas refeições. Para ele o ideal é o vinho tinto Pacheca Superior. Com um final longo, o tinto vai muito bem acompanhado com pratos de carne bem condimentados e queijos.
2. Pai esportista: o pai esportista gosta de se exercitar e fazer atividades físicas. O melhor vinho para ele é o Varela Zarranz Tannat, que é feito com uva tannat que faz muito bem ao coração. Este vinho entra em total harmonia com queijos e carnes vermelhas.
3. Pai músico: o vinho Casa Viva Coleccion Carmenére é indicado para aquele pai que ama, pensa e vive música. Ele sempre dá um jeito de envolver músicas no seu cotidiano familiar ou profissional. O chileno Casa Viva apresenta ricas notas de cereja, arándanos e alecrim fresco. No paladar apresenta aroma de ameixa vermelha, tabaco e canela.
4. Pai vaidoso: aquele pai que demora no banho, fica muito tempo se arrumando e nunca sai de casa sem passar um creme e o gel nos cabelos. Esse tipo de pai com certeza é exigente e precisa de um vinho que o represente. O Casas Del Bosque Pequeñas Producciones Pinot noir, com paladar fresco e delicado, esse vinho é elegante e intenso do jeito que seu pai gosta de levar a vida.
5. Pai despojado: totalmente diferente do vaidoso, o pai despojado é aquele mais descontraído no seu jeito de ser e de se vestir. Ele gosta de ficar mais à vontade, mas sem perder o estilo. O argentino Los Haroldos Malbec Rosé, Aroma que lembra morango, cereja e framboesa. É um vinho fácil de beber, ligeiramente doce e refrescante. Cai bem em qualqer momento, do jeito que seu pai gosta.
6. Pai aventureiro: viajar todo mundo gosta, mas poucos fazem disso um estilo de vida. Esse tipo de pai gosta de viajar conhecer lugares diferentes com a sua família. Para ele o que vale é a experiência. O africano Lutzville Cape Diamond Pinotage é elegante, macio e com destaque de frutas silvestres como framboesa, amora e ameixa passa. Ideal para quem gosta de curtir bons momentos em qualquer lugar.
(*) Samuel Carvalho é sócio da LeVino, empreendedor e estrategista de negócios. Acredita que o bom vinho pode atingir todos os paladares, e quer desmistificar o consumo no Brasil.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.