O Agro que se expõe, cresce!
A participação em feiras internacionais tem se mostrado uma estratégia eficaz de posicionamento para o Estado de Mato Grosso no cenário global. Como pesquisador e consultor, tenho tido a oportunidade de acompanhar de perto o impacto que a presença em eventos como a Expoalimentaria, em Lima, Peru, tem trazido para o nosso estado. É preciso entender que não basta produzir com excelência; é necessário expor, negociar e construir reputação.
A Expoalimentaria, uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas da América Latina, é um bom exemplo da importância de nos colocarmos em evidência. Mato Grosso, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC MT) em parcerias com instituições mato-grossenses, está aqui representado com um estande que atraiu a atenção de compradores e investidores internacionais.
Um setor que ganha destaque nessa iniciativa é o de carne suína. Mato Grosso, embora seja um dos maiores produtores brasileiros, ainda não acessou o mercado peruano. No entanto, a presença da ACRISMAT - Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, na Expoalimentaria rendeu reuniões e contatos promissores com empresas locais interessadas na nossa carne suína. Essa é uma das evidências de que a exposição em eventos internacionais abre portas e cria novas oportunidades de negócios.
Outro ponto fundamental é que a participação em feiras como essa não se restringe apenas à venda de produtos. Ela proporciona visibilidade para atrair investimentos, tanto para que estrangeiros conheçam as potencialidades do estado e se interessem por investir aqui, quanto para que nossos empresários vejam as oportunidades lá fora e tragam novas tecnologias, produtos e serviços.
O crescimento do agronegócio mato-grossense passa inevitavelmente pela internacionalização. Estar presente em eventos internacionais é, portanto, essencial para consolidar mercados, abrir novos horizontes e construir uma imagem positiva e de confiança para nossos produtos. Quem se expõe, cresce – e Mato Grosso, ao marcar presença em feiras como a Expoalimentaria, dá um passo decisivo rumo à consolidação como um dos principais atores do agronegócio global.
(*) Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa, PhD em Ciências Agrícolas (Universität Hohenheim), professor e pesquisador da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT, consultor e palestrante.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.