ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Adesão ao projeto “MS Vacina Mais” segue até 31 de julho

Governo do Estado vai fornecer recursos financeiros para que as cidades consigam imunizar mais

Antonio Bispo | 05/07/2023 13:08
Profissional da saúde aplicando vacina na população (Foto: Divulgação/SES/Saul Schramm)
Profissional da saúde aplicando vacina na população (Foto: Divulgação/SES/Saul Schramm)

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que os municípios de Mato Grosso do Sul têm até o dia 31 de julho para adesão ao projeto “MS Vacina Mais”, visando o fortalecimento da imunização em todas as regiões.

O incentivo de R$ 1,2 milhão deve ser usado exclusivamente para o pagamento de trabalhadores das secretarias municipais de Saúde, disponibilizados para atuarem na imunização, com o intuito de fortalecer e expandir as ações de vacinação. Dessa forma, estratégias podem ser montadas para melhorar a cobertura vacinal.

De acordo com a meta, todos os 79 municípios devem conseguir retomar a vacinação na população, especialmente a da influenza.

“O projeto traz um financiamento, o pagamento de um incentivo financeiro aos municípios que fizerem adesão, onde eles terão que manter a unidade de saúde em horários estendidos, finais de semana, feriados, e ainda melhorar a cobertura vacinal em 15% em quatro vacinas que é a Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica e Tríplice Viral e ainda alcançar a meta de 90% na vacina contra a Influenza”, disse a coordenadora estadual da Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger.

Cabe às secretarias municipais de Saúde aderir ao projeto, devendo a gestão municipal manter o controle e registro da aplicação dos repasses financeiros para prestação de contas, quando solicitado.

“Nós esperamos que, com o pagamento desse incentivo, a gente melhore o incremento, porque pensamos justamente nessas quatro vacinas de rotina – Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica e Tríplice Viral – por serem vacinas que já fazem parte do programa de qualificação da vigilância em saúde, que é algo nacional, tamanha a importância desses imunizantes para essas crianças menores de dois anos. Para isso, esperamos que os municípios façam a adesão ao ‘MS Vacina Mais’ e consigam esse incremento de 15% ou mais e que muitos consigam atingir a meta preconizada de 90% da cobertura vacinal da 25ª Campanha contra a Influenza”, afirma Ana Paula.

Nos siga no Google Notícias