Adesão ao projeto “MS Vacina Mais” segue até 31 de julho
Governo do Estado vai fornecer recursos financeiros para que as cidades consigam imunizar mais
A Secretaria Estadual de Saúde reforça que os municípios de Mato Grosso do Sul têm até o dia 31 de julho para adesão ao projeto “MS Vacina Mais”, visando o fortalecimento da imunização em todas as regiões.
O incentivo de R$ 1,2 milhão deve ser usado exclusivamente para o pagamento de trabalhadores das secretarias municipais de Saúde, disponibilizados para atuarem na imunização, com o intuito de fortalecer e expandir as ações de vacinação. Dessa forma, estratégias podem ser montadas para melhorar a cobertura vacinal.
De acordo com a meta, todos os 79 municípios devem conseguir retomar a vacinação na população, especialmente a da influenza.
“O projeto traz um financiamento, o pagamento de um incentivo financeiro aos municípios que fizerem adesão, onde eles terão que manter a unidade de saúde em horários estendidos, finais de semana, feriados, e ainda melhorar a cobertura vacinal em 15% em quatro vacinas que é a Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica e Tríplice Viral e ainda alcançar a meta de 90% na vacina contra a Influenza”, disse a coordenadora estadual da Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger.
Cabe às secretarias municipais de Saúde aderir ao projeto, devendo a gestão municipal manter o controle e registro da aplicação dos repasses financeiros para prestação de contas, quando solicitado.
“Nós esperamos que, com o pagamento desse incentivo, a gente melhore o incremento, porque pensamos justamente nessas quatro vacinas de rotina – Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica e Tríplice Viral – por serem vacinas que já fazem parte do programa de qualificação da vigilância em saúde, que é algo nacional, tamanha a importância desses imunizantes para essas crianças menores de dois anos. Para isso, esperamos que os municípios façam a adesão ao ‘MS Vacina Mais’ e consigam esse incremento de 15% ou mais e que muitos consigam atingir a meta preconizada de 90% da cobertura vacinal da 25ª Campanha contra a Influenza”, afirma Ana Paula.