Governo amplia público-alvo e reforça campanha de vacinação da meningite
Adolescentes de 11 a 18 anos poderão se vacinar contra a doença até o dia 31 de julho nos municípios do Estado
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul publicou em Diário Oficial, nesta quarta-feira (28), a resolução que amplia o público-alvo para a vacinação contra a meningite no Estado, com a vacina meningocócica ACWY, que protege contra os quatro tipos de meningite. Até o dia 31 de julho, poderão se vacinar adolescentes na faixa etária de 11 a 18 anos de idade e profissionais de saúde que ainda não foram vacinados.
O Calendário Nacional de Vacinação previa a aplicação da vacina meningocócica ACWY apenas para adolescentes de 11 a 14 anos. A resolução do Estado também dispõe sobre a dose reforço para adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids, com cinco anos ou mais da última dose recebida de vacina contra a doença.
No texto da resolução, é destacado que as vacinas meningocócica C, que é aplicada nos primeiros meses de vida, e a meningocócica ACWY, aplicado a partir dos 11 anos, "não são para toda a vida". A recomendação dos órgãos de saúde é de que o público-alvo tome as doses de reforço disponibilizadas.
A ampliação do público-alvo acontece após Campo Grande registrar a morte de um menino de 7 anos de idade, com suspeita de meningite na Capital. Os familiares da criança que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento e na Santa Casa estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde do município.