Aplicação inédita da vacina contra dengue imunizou 537 pessoas no 1º dia
Dourados é o primeiro município do Brasil a oferecer o imunizante de graça
O primeiro dia de imunização contra a dengue em Dourados, município de Mato Grosso do Sul que é o primeiro no país a oferecer de graça a vacina, teve 537 pessoas vacinadas no primeiro dia de aplicações, ontem (3).
A liberação das doses começou às 7h30 para a população. De acordo com relatório gerado neste segundo dia, as aplicações foram feitas em 21 unidades de saúde. As informações foram repassadas nesta quinta-feira (4) pela assessoria de imprensa da prefeitura do município.
O número é considerado satisfatório, também segundo a assessoria, e atendeu às expectativas.
Gerente do Núcleo de Imunização de Dourados, Edvan Marcelo Marques explicou ontem à reportagem que a cidade tem 90 mil doses do imunizante e aguarda a chegada de 70 mil doses até o fim deste mês. A quantidade deve ser suficiente para aplicar a primeira dose até o final de março e o objetivo da campanha é vacinar aproximadamente 150 mil moradores.
A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde de Dourados. A aplicação ocorre das 7h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Pessoas de 4 a 59 anos podem ser imunizadas. A faixa etária segue o que é recomendado pelo fabricante, o laboratório Takeda, e aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quem tomou a primeira dose poderá receber a segunda três meses após.
QDenga - O imunizante QDenga, que é o utilizado em Dourados, demonstrou nos testes clínicos uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue de qualquer sorotipo, após 12 meses da segunda dose.
Além disso, houve redução de 90% nas hospitalizações relacionadas à doença. Conforme informações do Takeda, a vacina assegura imunidade contra a dengue por até cinco anos.
Outras cidades e Estados - A ação em Dourados é feita em parceria com a fabricante e o município.
Embora incorporada ao calendário de imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde), ainda não há previsão para a disponibilizações de doses em outras cidades de Mato Grosso do Sul e de outros Estados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.