ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Aplicação inédita da vacina contra dengue imunizou 537 pessoas no 1º dia

Dourados é o primeiro município do Brasil a oferecer o imunizante de graça

Por Cassia Modena | 04/01/2024 11:54
Pessoas de 4 a 59 anos podem ser vacinadas (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)
Pessoas de 4 a 59 anos podem ser vacinadas (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

O primeiro dia de imunização contra a dengue em Dourados, município de Mato Grosso do Sul que é o primeiro no país a oferecer de graça a vacina, teve 537 pessoas vacinadas no primeiro dia de aplicações, ontem (3).

A liberação das doses começou às 7h30 para a população. De acordo com relatório gerado neste segundo dia, as aplicações foram feitas em 21 unidades de saúde. As informações foram repassadas nesta quinta-feira (4) pela assessoria de imprensa da prefeitura do município.

O número é considerado satisfatório, também segundo a assessoria, e atendeu às expectativas.

Gerente do Núcleo de Imunização de Dourados, Edvan Marcelo Marques explicou ontem à reportagem que a cidade tem 90 mil doses do imunizante e aguarda a chegada de 70 mil doses até o fim deste mês. A quantidade deve ser suficiente para aplicar a primeira dose até o final de março e o objetivo da campanha é vacinar aproximadamente 150 mil moradores.

A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde de Dourados. A aplicação ocorre das 7h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Pessoas de 4 a 59 anos podem ser imunizadas. A faixa etária segue o que é recomendado pelo fabricante, o laboratório Takeda, e aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quem tomou a primeira dose poderá receber a segunda três meses após.

QDenga - O imunizante QDenga, que é o utilizado em Dourados, demonstrou nos testes clínicos uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue de qualquer sorotipo, após 12 meses da segunda dose.

Além disso, houve redução de 90% nas hospitalizações relacionadas à doença. Conforme informações do Takeda, a vacina assegura imunidade contra a dengue por até cinco anos.

Outras cidades e Estados - A ação em Dourados é feita em parceria com a fabricante e o município.

Embora incorporada ao calendário de imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde), ainda não há previsão para a disponibilizações de doses em outras cidades de Mato Grosso do Sul e de outros Estados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias