Após mortes por covid-19, governo vai realizar testagem em massa em aldeia
Três indígenas morreram somente na região do Distrito de Taunay, que também receberá barreira sanitária

As três mortes confirmadas de indígenas nas aldeias do município de Aquidauana, distante 139 quilômetros de Campo Grande, levou o governo a realizar testagem em massa entre os terenas e levantar barreira sanitária no Distrito de Taunay.
Os exames aplicados serão do tipo RT-PCR, considerado padrão ouro pelos profissionais de saúde, pois detecta a presença do vírus ativo no organismo.
Na madrugada desta quarta-feira, o terena Airson Kalisini Joaquim, de 35 anos, morador da Aldeia Lagoinha, no município, morreu vítima do novo coronavírus (covid-19). A prefeitura ainda investiga outros três óbitos de indígenas ocorridos de ontem para hoje.
No total, o município registra quatro óbitos, sendo três entre moradores de aldeias. Em Mato Grosso do Sul, cinco indígenas morreram em decorrência da doença, de acordo com o Sesai (Secretaria de Saúde Indígena).
Em parceria com a prefeitura, será ampliado o atendimento médico nas aldeias do Distrito de Taunay, onde diversos indígenas foram infectados pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. No começo de julho, comitiva do governo chegou a ir até a aldeia beneficiada para lançar uma obra, promovendo aglomeração durante a pandemia.

Em reunião nesta quarta-feira (22), na Capital, o governador Reinaldo Azambuja, o prefeito Odilon Ribeiro e o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, definiram novas estratégias de atendimento para a região
"O Estado está acompanhando a situação nas aldeias de Aquidauana e dá total apoio para o cuidado com os indígenas. Estamos enviando medicamentos, equipamentos, máscaras e também um médico para o atendimento", destacou o governador.
Além do médico, serão enviados para a cidade um dentista e um técnico de enfermagem. Os três vão dar apoio ao trabalho desenvolvido pela equipe da Sesai, do Governo Federal, que cuida dos povos originários do Brasil.
A prefeitura também vai contribuir com o reforço nos serviços de saúde enviando três médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. "Vamos usar escolas municipais nas aldeias como base para esse atendimento", afirmou o prefeito.
Mais estrutura – De acordo com o secretário, o Estado enviou uma viatura para ser usada nas aldeias e solicitou ao Ministério da Saúde a estruturação de um hospital de campanha na região para atender a população.
Ele anunciou que uma barreira sanitária também será instalada no local para prevenir a contaminação do novo coronavírus. "Vamos continuar ajudando todos os municípios, como temos feito, tendo olhar apurado para a questão indígena", falou.