Bombeiros dão dicas de segurança para quem vai viajar ou “curtir” em balneário
Na água, evite brincadeiras perigosas, como “caldo” e competição de apneia
O Corpo de Bombeiros tem um manual com medidas preventivas para os dias do Carnaval, em que muitas pessoas viajam ou curtem o descanso em piscinas e balneários. Antes da viagem, as orientações são fechar o registro do gás de cozinha e desligar equipamentos elétricos.
Na estrada, a dica é ficar atento à hidratação (água mineral e sucos), levar na bagagem os medicamentos de uso contínuo, não dirigir cansado ou sob influência de álcool ou drogas, respeitar sinalização e limite de velocidade, além de manter o veículo com a manutenção em dia.
Em piscinas e rios, a orientação é tomar cuidado com as brincadeiras que coloquem a segurança em risco: como “briga de galo”, “caldo” e competições de apneia (segurar o fôlego). Pais e responsáveis devem dedicar atenção integral às crianças.
Sempre que for nadar, avise um parente sobre o local para onde está indo e a hora programada para retorno.
Caso presencie um afogamento, só tente salvar a vítima se for habilitado e esteja em boas condições físicas para a ação; caso contrário, se for possível a aproximação, lance algum objeto flutuante (boia, isopor, prancha) que ajude a vítima a flutuar ou que possa agarrar e ser tracionada para a margem (cordas, galhos com boa resistência).
Acione o guarda vidas ou o Corpo de Bombeiros Militar por meio do telefone de emergência 193.