Brasil e Paraguai firmam acordo de compartilhamento mensal de dados
Medida irá reforçar ações de combate ao a o crime organizado, o tráfico de drogas, de armas e de pessoas
O crime organizado para tráfico de drogas, armas e pessoas na fronteira entre Brasil e Paraguai ganhou um novo obstáculo. Nesta terça-feira (1º), o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério do Interior da República do Paraguai, firmaram acordo que possibilita a regularização e a otimização da segurança na fronteira entre os dois países, entre Ponta Porã e a cidade paraguaia Pedro Juan Caballero.
No pacote de enfrentamento ao crime organizado, o ministro Anderson Torres e o ministro do Interior do Paraguai, Arnaldo Giuzzio, também assinaram o acordo de “Cooperação Interinstitucional entre a Polícia Federal do Brasil e a Polícia Nacional do Paraguai”.
Na prática, representantes dos dois países irão se reunir todos os meses para trocar informações e discutir sobre as metas de ações que devem ser realizadas na fronteira contra o crime organizado, o tráfico de drogas, o tráfico de armas e de pessoas.
O objetivo é facilitar operações dos policiais da região e inibir a ação dos criminosos. As equipes de segurança dos dois países vão poder trocar informações de forma mais rápida e confiável, promovendo intercâmbio de dados e práticas entre os dois países.
Hoje já existe um acordo de comando tripartite entre os países da Argentina, Paraguai e Brasil na região de Foz do Iguaçu, no Paraná.