ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 25º

Empregos

Governo federal anuncia 3.352 vagas na segunda edição do 'Enem dos Concursos'

Ministério da Gestão divulga cronograma do novo Concurso Nacional Unificado com 9 blocos temáticos

Por Gabriela Couto | 28/04/2025 14:59
Governo federal anuncia 3.352 vagas na segunda edição do 'Enem dos Concursos'
Movimentação de candidatos que participaram da primeira edição do CNU, em Campo Grande, no dia 18 de agosto do ano passado (Foto: Arquivo/Antônio Bispo)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta segunda-feira (28) que a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", vai oferecer 3.352 vagas em 35 órgãos federais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Governo anuncia 3.352 vagas em 35 órgãos federais para o 'Enem dos Concursos' O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), com 3.352 vagas em 35 órgãos federais. As provas ocorrerão em outubro e dezembro de 2025, com 2.180 vagas para provimento imediato (1.672 nível superior e 508 nível intermediário) e 1.172 para cadastro de reserva. A seleção abrange nove blocos temáticos, com provas em 228 municípios. Haverá duas etapas: provas objetivas em 5 de outubro e discursivas em 7 de dezembro, para os aprovados na primeira fase. O concurso inclui 250 vagas para Analista Técnico de Justiça e Defesa, 250 para Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico e 1.000 para Analista Técnico-Administrativo. Agências reguladoras receberão 400 vagas. Vagas também estão disponíveis fora de Brasília, como Rio de Janeiro (315), São Paulo (65), Pará (66) e Pernambuco (20). Edital e inscrições abrem em julho de 2025, com resultado final em fevereiro de 2026. Não haverá CNU em 2026 devido às eleições.

O número representa uma ampliação na oferta de oportunidades no serviço público e dá início oficialmente ao planejamento do certame, que terá provas aplicadas em duas fases, nos meses de outubro e dezembro de 2025.

Das 3.352 vagas, 2.180 serão de provimento imediato, sendo 1.672 destinadas a cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. As outras 1.172 vagas formarão o cadastro de reserva, com expectativa de chamada a curto prazo após a homologação dos resultados, prevista para junho de 2026. Confira o quadro abaixo.


A seleção será feita por meio de nove blocos temáticos, agrupando cargos semelhantes para facilitar a escolha dos candidatos, que poderão definir a ordem de preferência dentro do bloco escolhido. As provas serão aplicadas em 228 municípios espalhados por todo o Brasil.

Uma das principais novidades desta edição é a realização das provas em duas etapas. No dia 5 de outubro de 2025, todos os inscritos farão as provas objetivas. Já no dia 7 de dezembro de 2025, serão aplicadas as provas discursivas, apenas para os candidatos aprovados na primeira fase. A convocação para a segunda etapa seguirá uma proporção de até nove vezes o número de vagas disponíveis, respeitando as modalidades de ampla concorrência e cotas.

Para garantir mais segurança ao processo seletivo, todas as provas terão código de barras individual em cada página, o que permitirá a identificação precisa de cada candidato.

O concurso também marca o início da seleção para duas novas carreiras transversais criadas pelo governo federal. Serão 250 vagas para a carreira de Analista Técnico de Justiça e Defesa, com atuação prevista em órgãos como o Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Gabinete de Segurança Institucional. Outras 250 vagas serão para a carreira de Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico, voltada a profissionais que atuarão em políticas públicas de desenvolvimento regional, agrário e econômico.

Outro destaque é a abertura de 1.000 vagas para o cargo de Analista Técnico-Administrativo, com distribuição baseada na metodologia do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), que avalia a real necessidade de pessoal nos órgãos públicos.

As agências reguladoras também serão beneficiadas, com a oferta de 400 vagas, sendo 60 para nível superior e 340 para nível médio, distribuídas entre nove instituições, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Além das vagas em órgãos com sede em Brasília, o CPNU 2 também contempla oportunidades em outros estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, serão 315 vagas distribuídas entre instituições como o INTO, INC, INCA e Biblioteca Nacional. Em São Paulo, serão 65 vagas na Fundacentro. No Pará, 66 vagas no Instituto Evandro Chagas e no Centro Nacional de Primatas. E em Pernambuco, 20 vagas na Fundação Joaquim Nabuco.

O edital e as inscrições estão previstos para julho de 2025. As provas objetivas serão aplicadas em 5 de outubro e as discursivas em 7 de dezembro. O resultado final está programado para ser divulgado em fevereiro de 2026.

O governo também confirmou que não haverá edição do CNU em 2026, devido às restrições do calendário eleitoral.

Governo federal anuncia 3.352 vagas na segunda edição do 'Enem dos Concursos'

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias