ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Governo faz alerta sobre golpes de falsas inscrições do "Enem dos concursos"

Segundo MGI, golpistas criaram canais que simulam inscrição para a segunda edição

Por Jéssica Fernandes | 19/03/2025 15:39
Governo faz alerta sobre golpes de falsas inscrições do "Enem dos concursos"
Candidata acessa site oficial do "Enem dos Concursos". (Foto: Paulo Francis)

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) fez um alerta nesta quarta-feira (19) sobre sites falsos que simulam a inscrição para a próxima edição do Concurso Público Nacional Unificado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alertou sobre sites falsos que simulam inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado, representando risco de roubo de dados e pagamentos indevidos. O MGI já acionou o Centro Integrado de Segurança Cibernética para derrubar essas páginas. As inscrições oficiais ainda não estão abertas e serão divulgadas no site gov.br/concursonacional. Denúncias podem ser feitas pelo site www.falabr.cgu.gov.br. Fraudes eletrônicas podem resultar em penas de 4 a 8 anos de prisão, aumentadas se praticadas contra idosos ou vulneráveis.

Conforme a pasta, golpistas estão criando páginas na internet, prática que gera risco de roubo de dados e pagamentos indevidos. “Desde que tomou conhecimento desses sites falsos, o Ministério da Gestão acionou os órgãos competentes por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR) e os sites estão sendo derrubados”, diz trecho da nota publicada hoje.

No momento, a segunda edição do certame, conhecido como “Enem dos Concursos”, ainda não está com inscrições abertas. Informações oficiais serão divulgadas no site gov.br/concursonacional.

Como denunciar - Para denunciar esse tipo de golpe, basta acessar www.falabr.cgu.gov.br, clicar no ícone de denúncia e preencher os dados. A plataforma Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público. O serviço online está disponível 24 horas, todos os dias da semana.

O ministério também reforçou que quem comete fraudes eletrônicas está sujeito a pena de reclusão de 4 a 8 anos, além de multa. Se o crime for praticado contra idosos ou pessoas vulneráveis, a pena pode ser aumentada em um terço.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias