Campo Grande News vence duas categorias de prêmio de Jornalismo Ambiental
Com a mesma reportagem, Cleber Gellio e Marcos Maluf faturaram prêmios em duas categorias nesta noite
A reportagem “Projeto transforma óleo em sabão e recicla vida de mulheres vítimas de violência”, publicada pelo Campo Grande News em 14 de novembro deste ano, foi premiada nesta quinta-feira (8) em duas categorias do 11º Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental, de fotojornalismo e webjornalismo.
O jornalista Cleber Gellio, que assina a matéria, já recebeu outros prêmios de jornalismo e destaca a importância da condecoração que recebeu hoje. “Sempre que participo de prêmios, é uma autoavaliação, um termômetro. É prazeroso escrever, são materiais especiais. Normalmente, as matérias para prêmio são especiais e essa, em particular, foi muito legal de ser feita. Eu já vinha planejando a pauta há muito tempo, focando numa área social”.
A publicação relata a história de mulheres vítimas de violência sexual que participaram de iniciativa da Aciesp (Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo), uma ONG (Organização Não Governamental) que visa conscientizar sobre a destinação correta do óleo de cozinha. O projeto tem trazido benefícios sociais, econômicos e ambientais à Capital.
“No ano passado, tinha concorrido nesse mesmo prêmio, voltado no foco social. Neste ano, no decorrer da apuração, eu fui descobrindo algumas personagens, e o tema é voltado para o feminino. Culminou que, na última semana de apuração, me surgiram as principais personagens. Apareceu a associação, que demandou para a concessionária o curso que transformava o óleo em sabão. E aí pronto, minha pauta revirou”.
O jornalista relata que, em sua opinião, a melhor fotografia da reportagem surgiu a partir de uma personagem que não era a central para a narrativa, já que não tinha sido vítima de violência doméstica. Apesar da imagem ter recebido menos destaque, Gellio afirma que a técnica e olhar utilizados pelo fotógrafo Marcos Maluf foram tão impactantes que garantiram a vitória na categoria fotojornalismo.
O fotojornalista Marcos Maluf ressaltou que a reportagem, premiada após duas vezes em que terminou na vice-colocação do mesmo prêmio, teve um apelo pessoal. “A importância desse prêmio para mim, se você prestou atenção, é que eu estou dentro, eu sou um personagem, de certa forma. Esta pauta teve um significado muito forte na minha vida e foi a primeira vez que fiquei em primeiro lugar no prêmio Águas Guariroba”.
O jornalista Rodrigo do Nascimento Rodrigues venceu as premiações de radiojornalismo e telejornalismo, enquanto a jornalista Rayani Santa Cruz faturou o prêmio de jornal impresso.
Confira a galeria de imagens: