ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Campo Grande News vence duas categorias de prêmio de Jornalismo Ambiental

Com a mesma reportagem, Cleber Gellio e Marcos Maluf faturaram prêmios em duas categorias nesta noite

Guilherme Correia e Liana Feitosa | 08/12/2022 20:25
Marcos Maluf e Cleber Gellio, respectivamente, faturaram prêmios nas categorias de fotojornalismo e webjornalismo. (Foto: Alex Machado)
Marcos Maluf e Cleber Gellio, respectivamente, faturaram prêmios nas categorias de fotojornalismo e webjornalismo. (Foto: Alex Machado)

A reportagem “Projeto transforma óleo em sabão e recicla vida de mulheres vítimas de violência”, publicada pelo Campo Grande News em 14 de novembro deste ano, foi premiada nesta quinta-feira (8) em duas categorias do 11º Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental, de fotojornalismo e webjornalismo.

O jornalista Cleber Gellio, que assina a matéria, já recebeu outros prêmios de jornalismo e destaca a importância da condecoração que recebeu hoje. “Sempre que participo de prêmios, é uma autoavaliação, um termômetro. É prazeroso escrever, são materiais especiais. Normalmente, as matérias para prêmio são especiais e essa, em particular, foi muito legal de ser feita. Eu já vinha planejando a pauta há muito tempo, focando numa área social”.

A publicação relata a história de mulheres vítimas de violência sexual que participaram de iniciativa da Aciesp (Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo), uma ONG (Organização Não Governamental) que visa conscientizar sobre a destinação correta do óleo de cozinha. O projeto tem trazido benefícios sociais, econômicos e ambientais à Capital.

“No ano passado, tinha concorrido nesse mesmo prêmio, voltado no foco social. Neste ano, no decorrer da apuração, eu fui descobrindo algumas personagens, e o tema é voltado para o feminino. Culminou que, na última semana de apuração, me surgiram as principais personagens. Apareceu a associação, que demandou para a concessionária o curso que transformava o óleo em sabão. E aí pronto, minha pauta revirou”.

Fotografia publicada em reportagem garantiu prêmio na categoria de fotojornalismo. (Foto: Marcos Maluf)
Fotografia publicada em reportagem garantiu prêmio na categoria de fotojornalismo. (Foto: Marcos Maluf)

O jornalista relata que, em sua opinião, a melhor fotografia da reportagem surgiu a partir de uma personagem que não era a central para a narrativa, já que não tinha sido vítima de violência doméstica. Apesar da imagem ter recebido menos destaque, Gellio afirma que a técnica e olhar utilizados pelo fotógrafo Marcos Maluf foram tão impactantes que garantiram a vitória na categoria fotojornalismo.

O fotojornalista Marcos Maluf ressaltou que a reportagem, premiada após duas vezes em que terminou na vice-colocação do mesmo prêmio, teve um apelo pessoal. “A importância desse prêmio para mim, se você prestou atenção, é que eu estou dentro, eu sou um personagem, de certa forma. Esta pauta teve um significado muito forte na minha vida e foi a primeira vez que fiquei em primeiro lugar no prêmio Águas Guariroba”.

O jornalista Rodrigo do Nascimento Rodrigues venceu as premiações de radiojornalismo e telejornalismo, enquanto a jornalista Rayani Santa Cruz faturou o prêmio de jornal impresso.

Confira a galeria de imagens:

  • O fotojornalista Marcos Maluf, após entrega do prêmio. (Foto: Alex Machado)
  • Jornalista Cleber Gellio, que assinou matéria premiada do Campo Grande News. (Foto: Alex Machado)
Nos siga no Google Notícias