ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Candidatos que perderam a 1º etapa do Enem podem fazer a segunda

Entretanto, a prova valerá apenas para familiarizar o aluno com o exame e como autoavaliação de desempenho

Natália Olliver | 17/11/2022 16:39
Luiz Eduardo perdeu a primeira etapa da prova no último domingo (13) (Foto: Natália Olliver)
Luiz Eduardo perdeu a primeira etapa da prova no último domingo (13) (Foto: Natália Olliver)

Os alunos, que deram de cara com os portões fechados no último domingo (13) e perderam a aplicação da primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), podem realizar a segunda prova normalmente. Entretanto, não estarão mais concorrendo às vagas, e sim utilizando a prova como uma autoavaliação. A informação foi concedida em 2021 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e ainda é válida para este ano.

A dúvida atinge muitos estudantes, que por diversas razões, não conseguiram chegar a tempo na prova. Segundo o balanço divulgado pelo Inep, dos 43.590 inscritos em Mato Grosso do Sul, 30.424 participaram do primeiro dia de aplicação, ou seja, 30,21% faltaram. O número é superior ao verificado em 2021, quando houve aproximadamente 26% de faltantes.

Luiz Eduardo Santana, de 19 anos, acabou frustrado no último domingo (13) após chegar na instituição onde faria o exame e se deparar com os portões fechados, ele desabafou com a reportagem sobre o momento e demonstrou dúvida se poderia ou não fazer a segunda etapa da prova.

“Nem sei se posso fazer, será que pode? Mas pretendo fazer até porque foi pago. Tenho o sonho de fazer medicina veterinária, estava bem ansioso e esperançoso, minha família também. Dessa vez não deu certo, mas pretendo tentar outras vezes também", afirmou o estudante.

Luiz pedindo um carro de aplicativo para voltar para casa após perder a prova (Foto: Natália Olliver)
Luiz pedindo um carro de aplicativo para voltar para casa após perder a prova (Foto: Natália Olliver)

Luiz Eduardo informou que o motivo do atraso foi o desembarque errado que um motorista de aplicativo realizou. “Chamei o Uber e cheguei bem a tempo, só que o carro parou do outro lado e eu vim até aqui. Deu 12h01 e já estava fechado. Estou bem nervoso porque não esperava por isso, em questão de um minuto perder a prova. Acreditei que ia chegar a tempo, mas não deu certo”, comentou.

A professora de português e redação Lorhaine Felipe do Amaral, de 38 anos, ressaltou que, apesar do estudante não ter comparecido à prova com maior peso, que é a redação, para os treineiros ainda vale a pena fazer a segunda, que será realizada neste domingo (20). Nesta etapa os alunos serão avaliados na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e de Matemática e suas tecnologias.

“Na verdade, perder o primeiro dia compromete todo o rendimento no Exame. Perder o segundo dia não seria tão nocivo quanto o primeiro. A redação é o fator determinante. Na verdade, o candidato faria mesmo só para teste, não teria peso nas pontuações sem o texto. Como treineiro é sempre relevante participar, afinal é uma maneira de conhecer o processo, o formato das questões, o conteúdo mais cobrado”, disse.

Números - Em Campo Grande, 18 mil alunos prestarão a segunda etapa da prova, no próximo domingo (20), 17 mil deles de maneira presencial e 1.115 digital. Já em Mato Grosso do Sul serão 42.347 estudantes que optaram pela prova impressa e 1.243 digital.

Nos siga no Google Notícias