Casos de dengue tipo 3 são registrados em 15 municípios de MS
Primeira morte por dengue no ano foi confirmada em um deles
![Casos de dengue tipo 3 são registrados em 15 municípios de MS Casos de dengue tipo 3 são registrados em 15 municípios de MS](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2025/02/10/1s36us7bx9v4n.jpg)
A primeira morte confirmada por dengue no ano foi notificada neste mês de fevereiro, em Mato Grosso do Sul. O mesmo mês já registra 15 municípios com casos do tipo 3 da doença, o mais perigoso.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O início de fevereiro em Mato Grosso do Sul registra a primeira morte confirmada por dengue em 2023, com duas outras mortes sob investigação. A vítima confirmada é Sebastiana Bernardo de Alvarenga, de 76 anos, de Inocência. A circulação do tipo 3 da dengue, não registrado há 15 anos, preocupa autoridades devido ao potencial de casos graves. Municípios como Selvíria, Inocência e Três Lagoas lideram em casos positivos. A água acumulada das chuvas favorece a proliferação do Aedes aegypti, aumentando os casos da doença.
Sebastiana Bernardo de Alvarenga, 76 anos, é a primeira vítima do vírus. Ela morava em Inocência e faleceu em 16 de janeiro. A confirmação da causa da morte veio apenas na última sexta-feira (7).
O município é um dos que tiveram registro do terceiro tipo. Os demais são Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Campo Grande, Nova Andradina, Glória de Dourados e Maracaju.
São investigadas mais duas mortes possivelmente provocadas pela doença. Uma ocorreu em Campo Grande e a outra em Três Lagoas. As secretarias municipais de Saúde disseram que aguardam resultado de exames laboratoriais e não informaram detalhes.
Tipo 3 - Casos dele não eram registrados no Estado há 15 anos. A preocupação retornou quando confirmações ocorreram no fim do ano passado, em Três Lagoas.
O terceiro tipo é o que pode causar casos com quadros mais graves, com mais chances de óbito.
Segundo o último boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), municípios das regiões nordeste e leste de Mato Grosso do Sul concentram 37 dos diagnósticos. No total, já são 44 confirmados.
Município com o maior número de positivos para todos os tipos de dengue, é Selvíria (159). Inocência (51) e Três Lagoas (57) estão na sequência.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.