Com 5 mulheres na disputa, TJMS irá eleger nova desembargadora neste mês
Votação para definir a nova desembargadora será no dia 24 de julho, durante sessão do Tribunal Pleno
Cinco juízas estão na disputa para ocupar a vaga de desembargadora no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), aberta após a aposentadoria do desembargador Júlio Roberto Siqueira, que se aposentou ao completar 75 anos, idade limite para a permanência no serviço público, conforme estabelece a Constituição Federal.
A sessão do Tribunal Pleno do TJMS, onde será realizada a votação para definir a nova desembargadora, está marcada para o dia 24 de julho. A escolha da nova desembargadora será realizada pelos 36 desembargadores ativos, seguindo o critério de merecimento, em uma sessão do Tribunal Pleno do TJMS.
Importante mencionar que atualmente, das 37 vagas no TJMS, apenas duas são ocupadas por mulheres: Elizabeth Anache e Jaceguara Dantas.
As candidatas que disputam a vaga são:
- Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli - Juíza da 5ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande;
- Eliane de Freitas Lima Vicente - Juíza da 10ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande;
- Elisabeth Rosa Baisch - Juíza da 3ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande;
- Denize de Barros Dodero - Juíza da 1ª Vara Bancária de Campo Grande;
- Cíntia Xavier Letteriello - Juíza da 3ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Campo Grande
A assessoria de comunicação do TJMS também explica que a promoção de juízes é disciplinada pela Resolução 106 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e apenas os magistrados que pertencem à quinta parte dos juízes mais antigos na entrância especial podem se inscrever.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.