ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Concessionária alerta para cuidados no plantio de árvores perto de fiações

Energisa só realiza podas quando os galhos tocam ou estão muito próximos da rede elétrica

Guilherme Correia | 04/01/2023 19:47
Equipe da Energisa durante realização de poda. (Foto: Divulgação)
Equipe da Energisa durante realização de poda. (Foto: Divulgação)

A concessionária responsável pela transmissão de energia em municípios de Mato Grosso do Sul, Energisa, alerta sobre os riscos de plantar árvores próximas à rede elétrica. No ano passado, a empresa realizou a poda de mais de 210 mil árvores nas cidades atendidas no Estado.

Segundo a Energisa, galhos de árvores próximos à rede elétrica podem impactar no fornecimento de energia. Para evitar danos, o cuidado deve começar com o plantio das árvores observando as distâncias, além da realização das podas preventivas. A manutenção da poda é responsabilidade das respectivas prefeituras. Em áreas privadas, o proprietário ou responsável pelo imóvel ou condomínio deve contratar profissional especializado.

A concessionária só realiza serviço de podas por questões de segurança, quando os galhos tocam ou estão muito próximos aos cabos de energia.

Mais da metade das podas realizadas pela Energisa foram realizadas em Campo Grande - 108.107. Em dias de chuva e fortes ventanias, é comum galhos de árvores interferirem na rede elétrica, danificando os fios, ou árvores caírem sobre a rede. Veja algumas das dicas da empresa:

Cuidados com o plantio - A sombra produzida por uma árvore é muito boa, mas antes de plantar uma árvore é importante avaliar se a espécie é a correta para o local, considerando a altura e o raio de copa que ela poderá atingir na fase adulta. Por isso:

  • Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;
  • O plantio em calçadas, sob a rede elétrica, deve ser planejado, respeitando os limites de árvores de pequeno porte com altura máxima de 4m;
  • Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;
  • Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.

Como evitar acidentes

  • Redobre o cuidado ao subir nestas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;
  • Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos, entre em contato com a Energisa;
  • Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.
Nos siga no Google Notícias