ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Conteúdo da caixa preta do avião que caiu em Vinhedo foi recuperado, diz Cenipa

A expectativa do órgão é divulgar o relatório preliminar da investigação em 30 dias

Por Murilo Medeiros | 11/08/2024 14:29
Equipe do Cenipa, órgão que investiga a causa de acidentes aéreos, observa os destroços do avião (Foto: Divulgação/FAB)
Equipe do Cenipa, órgão que investiga a causa de acidentes aéreos, observa os destroços do avião (Foto: Divulgação/FAB)

Todo o conteúdo das caixas pretas do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo nesta sexta-feira (9), foi extraído com sucesso, de acordo com o brigadeiro do ar Marcelo Moreno, chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão responsável pela investigação de acidentes aéreos.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva na manhã deste domingo (11), quando o militar informou ainda que a estimativa é que o relatório preliminar da investigação seja apresentado em 30 dias, seguindo protocolos internacionais.

A aeronave contava com duas caixas pretas, com gravador de voz, chamado de Cockpit Voice Recorder, e gravador de dados, o Flight Data Recorder. Os dados confirmam que não houve declaração de emergência ao  controle de tráfego aéreo por parte da tripulação da aeronave acidentada.

A equipe do Cenipa, que está em Vinhedo para a coleta dos dados das caixas pretas, deve retornar agora para Brasília, para dar seguimento aos próximos passos da investigação, com a análise desse material.

Já os dois motores da aeronave serão guardados e analisados em São Paulo, na sede do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Peritos do Brasil, França e Canadá devem atuar em conjunto na apuração das causas do acidente aéreo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias