Contran prorroga prazo de exame toxicológico para motorista de ônibus e caminhão
Em MS, 15% dos 81 mil condutores precisam renovar o documento
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou o prazo para realização do exame toxicológico. O documento é obrigatório para condutores com habilitações C, D e E (ônibus e caminhões), mesmo que não sejam motoristas profissionais. O prazo para regularização venceu em 28 de dezembro de 2023 e a aplicação de multas estava prevista a partir de domingo (dia 28).
Contudo, a deliberação, publicada na edição desta sexta-feira (dia 26) do Diário Oficial da União, prorroga o prazo de formas escalonada: até 31 de março de 2024 para condutores com validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de janeiro a junho; e até 30 de abril para quem tem CNH com validade entre julho e dezembro.
O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias.
A recomendação é que os motoristas procurem um dos 17 laboratórios credenciados na Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para o exame, que é feito a partir de amostra de cabelo ou unha. O resultado será lançado no sistema Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).
Dos 81 mil condutores das categorias C, D e E em Mato Grosso do Sul, apenas 15,7% estão com o exame toxicológico vencido, conforme dados da Senatran.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.