ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Correria e desatenção em saída de escola põem estudantes em risco

Em meio ao congestionamento, alunos atravessam rua com semáforo vermelho

Por Alison Silva | 07/11/2023 18:39


A saída de alunos da Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande, tem mostrado, diariamente, nos finais de tarde, o "malabarismo" que adolescentes promovem para atravessar a Rua Joaquim Murtinho e acessar o terminal de ônibus na frente do colégio.

O horário de encerramento das aulas coincide com a chegada de alguns veículos do transporte coletivo e, para não perder a viagem, os alunos deixam a escola em correria e, em muitos casos, atravessam a pista em meio aos carros, ignorando a sinalização.

O tumulto é maior por volta das 17h20, hora que o congestionamento da via se multiplica. Num espaço de 150, 200 metros, três semáforos funcionam sem integração. Quando um abre, dois fecham, ou vice-versa, causando filas de carros.

É neste momento, quando a escola abre os portões, que os alunos invadem a pista, passam entre os veículos - alguns parados na faixa de pedestre, esperando o carro da frente seguir, colocando em risco sua segurança.

Ontem, no final da tarde, quando equipe do Campo Grande News esteve no local, não tinha guardas municipais, responsáveis pelo trabalho de policiamento na região. Veículos e motos da Guarda costumam estacionar na grama, na área do terminal de ônibus, mas segundo passageiros nos horários mais tranquilos.

Todo o fluxo de pessoas dura cerca de 20 ou 25 minutos até que o movimento diminui. Com aulas em três períodos do dia, os trabalhadores que passam por ali dizem que os riscos são iminentes, tanto para motoristas, que podem provocar um acidente, quanto de atropelamento.

Auxiliar-administrativa Valéria Alves, de 23 anos (Foto: Alex Machado)
Auxiliar-administrativa Valéria Alves, de 23 anos (Foto: Alex Machado)

Para a auxiliar-administrativa Valéria Alves, de 23 anos, a situação poderia se resolver com o bom senso entre ambas as partes. “Acho bem perigoso. E além dos alunos a coisa é igual para os dois lados. Por mais que façam bagunça na saída da escola, tem essa questão da sinalização e o desrespeito dos motoristas que por muitos momentos param na faixa de pedestre e isso impede que os alunos passem”, disse.

Apesar do grande fluxo de alunos, outros trabalhadores destacam que os jovens são os maiores culpados pelas confusões na região. Maykellen Antunes, de 25 anos, fala que por muitas vezes já passou em frente ao terminal e se deparou com grandes aglomerações, algazarra e até briga entre os jovens. “Briga, na frente do sinal, sempre vi. Acho que a questão principal aqui é sobretudo por conta dos próprios alunos que não esperaram o sinal fechar ou abrir. Acredito que no geral é muito mais culpa deles do que dos motoristas. A área é sinalizada, eles não respeitam.”, falou.

 Maykellen Antunes, de 25 anos estava com a filha na saída da escola (Foto: Alex Machado)
 Maykellen Antunes, de 25 anos estava com a filha na saída da escola (Foto: Alex Machado)

Para Vilson José de Souza, de 47 anos, a grande questão não está na confusão causada pelos alunos dentro dos terminais de ônibus, não apenas ali, mas em toda a cidade. Trabalhador no ramo de ares-condicionados, ele disse que os alunos “atormentam” a vida de todos os passageiros. “A sinalização é legal, mas os alunos complicam bastante. Não respeitam basicamente nada, e tudo isso piora quando chegam aqui no terminal, e isso repercute no ‘busão’. Não respeitam os mais velhos, eles vão todo o percurso fazendo farra, sem falar nos muitos que fumam em todo o terminal, o que atrapalha geral”, frisou.

Durante todo o tempo que a reportagem esteve no local, nenhum tipo de fiscalização de trânsito apareceu para controlar o tumulto.

A reportagem entrou em contato com a SED (Secretaria Estadual de Educação) para saber se existem medidas para auxiliar os alunos na saída da escola, entretanto não obteve retorno até o momento. O espaço segue aberto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias