Covid volta a avançar e pela 2ª semana número de contaminados sobe no Estado
Já quantidade de mortes e internações segue em baixa
Pela segunda semana consecutiva, Mato Grosso do Sul fecha a semana com crescimento no número de contaminados pelo coronavírus. Nesta 44ª semana de monitoramento, que acaba hoje, o Estado acrescentou 2.744 casos ao total de 82.344 infectados.
A média móvel também é maior que a de domingo passado. Há 7 dias eram 372 testes positivos a cada 24 horas, hoje são 392. Nos sete dias anteriores, os dados já haviam crescido após 5 semanas de queda nas confirmações de covid. Foram 2.434 infectados na 42ª semana e 2.598 na 43ª.
Mato Grosso do Sul figura hoje na lista da Fiocruz dos 15 estados que não apresentam tendência de queda ou estabilização.
O avanço pode ser resultado das flexibilizações em outubro. Em Campo Grande, por exemplo, o Ensino Médio voltou às aulas, houve liberação das festas e reabertura de bares e casas noturnas. Outro agravante é a sequência de feriados prolongados.
Depois das comemorações do aniversário e de Nossa Senhora Aparecida, a preocupação agora é com os efeitos das aglomerações de Dia de Finados.
Já em relação a mortes, os dados desta sábado seguem baixos. Outras 4 pessoas morreram vítimas da doença em Mato Grosso do Sul. Ontem o boletim trouxe 7 óbitos.
Também continuam sob controle as internações em hospitais. São 280 pessoas em hospitais, 135 em UTis.