ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Da senha ao Wi-Fi, veja medidas para evitar golpes durante os dias de Carnaval

As orientações vão do básico, como conferir o valor da compra, até a preparação dos celulares

Por Geniffer Valeriano | 20/02/2025 09:09
Da senha ao Wi-Fi, veja medidas para evitar golpes durante os dias de Carnaval
Pagamento por aproximação do celular é mais segura, diz associação (Foto: Reprodução/Mercado Pago)

Para que foliões garantam diversão, a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) dá dicas de como evitar cair em golpes durante o Carnaval. As orientações vão do básico, como conferir o valor da compra, até a preparação dos celulares.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) oferece dicas para foliões evitarem golpes durante o Carnaval. Recomenda-se não entregar o cartão ao vendedor e evitar pagamentos em máquinas com visor quebrado. Pagamentos por aproximação via celular são mais seguros devido à autenticação biométrica. Desativar essa função em cartões físicos é aconselhável para evitar débitos não autorizados. Atenção às redes wi-fi falsas e totens de carregamento que podem roubar dados. Antes de sair, ative proteções no celular, como autenticação e localização remota, e reduza limites de transferência em apps bancários.

Na folia, o cuidado já deve começar na hora de pagar comidas e bebidas. Segundo a associação, não é recomendado entregar o cartão para o vendedor, pois criminosos podem se passar por comerciantes para memorizar a senha do cliente e trocar o cartão. Ainda é orientado que o pagamento não seja realizado quando não é possível enxergar o valor da compra, como quando o visor da máquina estiver quebrado ou apagado.

Conforme a ABBC, os pagamentos realizados por aproximação através do celular são mais seguros. Isso porque a carteira digital dos aparelhos possui uma camada de autenticação, como biometria ou senha, para efetuar a compra.

Em contrapartida, essa função deve ser desativada em cartões físicos. Segundo explicado, criminosos podem se aproveitar da aglomeração para realizar débitos sem consentimento do usuário.

Os foliões ainda devem se atentar às redes Wi-Fi para não acessarem uma falsa rede pública. Neste caso, o golpista utiliza a conexão para espionar a navegação do celular e roubar informações, como senhas. O mesmo golpe pode ser aplicado através de totens de carregamento de bateria.

A prevenção deve se estender até ao celular, antes mesmo de sair de casa. Os foliões podem reforçar a segurança do aparelho ativando fatores de autenticação, ocultação e proteção de aplicativos bancários ou proteção contra roubo em dispositivos Android.

Também é recomendado ativar os recursos de localização e bloqueio do dispositivo remotamente. Além de realizar a ativação de proteções em aplicativos bancários, como redução de limites de transferência.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias