ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Em 4º lugar, Mato Grosso do Sul é um dos Estados com mais vitórias no STF

À frente estão Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Sul

Cassia Modena | 11/08/2023 11:53
Em 4º lugar, Mato Grosso do Sul é um dos Estados com mais vitórias no STF
Fachada do STF, em Brasília (Foto: Divulgação/STF/Nelson Jr.)

Mato Grosso do Sul é o quarto estado onde processos propostos por seu respectivo governador mais tiveram vitórias no STF (Supremo Tribunal Federal). Estão à frente Mato Grosso (1º), Distrito Federal (2º) e Rio Grande do Sul (3º).

O comparativo tem base em levantamento do jornal Poder 360. Foram analisados 826 processos, no total, interpostos pelos 26 Estados e Distrito Federal de 2020 em diante.

O Governo de Mato Grosso do Sul propôs 18 processos no período analisado. Desses, 13 foram julgados procedentes e 5 improcedentes, com taxa de sucesso parcial e integral de 72%. No topo da lista, Mato Grosso propôs 24, sendo 19 com vitórias; 3 com vitória parcial; e 3 improcedentes.

O que mais propôs processos foi Santa Catarina, que aparece na 17ª posição no ranking. De 91 abertos, 51 tiveram vitória. A menor taxa de sucesso integral é de Pernambuco (43%), que teve duas derrotas e dois ganhos parciais, dentro do total de sete processos. Na outra ponta, Mato Grosso é também o Estado mais bem sucedido nas taxas de sucesso das ações impetradas.

Em 4º lugar, Mato Grosso do Sul é um dos Estados com mais vitórias no STF

Indicações ao STF - O levantamento ressalta o pequeno número de vitórias dos Estados do Nordeste e, ainda, o Sudeste figurando como o que mais teve ministros indicados à Suprema Corte.

Desde a redemocratização do país, dos 30 indicados ao Supremo, 18 são sudestinos. Na composição atual da Corte, a representatividade da região é ainda maior, considerando que sete dos 11 ministros são da região (63,3%).

A representatividade do Norte e Centro-Oeste são as menores no STF, com apenas Menezes Direito, do Pará, e Gilmar Mendes, que nasceu em Mato Grosso.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias