Em 4º lugar, Mato Grosso do Sul é um dos Estados com mais vitórias no STF
À frente estão Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Sul
Mato Grosso do Sul é o quarto estado onde processos propostos por seu respectivo governador mais tiveram vitórias no STF (Supremo Tribunal Federal). Estão à frente Mato Grosso (1º), Distrito Federal (2º) e Rio Grande do Sul (3º).
O comparativo tem base em levantamento do jornal Poder 360. Foram analisados 826 processos, no total, interpostos pelos 26 Estados e Distrito Federal de 2020 em diante.
O Governo de Mato Grosso do Sul propôs 18 processos no período analisado. Desses, 13 foram julgados procedentes e 5 improcedentes, com taxa de sucesso parcial e integral de 72%. No topo da lista, Mato Grosso propôs 24, sendo 19 com vitórias; 3 com vitória parcial; e 3 improcedentes.
O que mais propôs processos foi Santa Catarina, que aparece na 17ª posição no ranking. De 91 abertos, 51 tiveram vitória. A menor taxa de sucesso integral é de Pernambuco (43%), que teve duas derrotas e dois ganhos parciais, dentro do total de sete processos. Na outra ponta, Mato Grosso é também o Estado mais bem sucedido nas taxas de sucesso das ações impetradas.
Indicações ao STF - O levantamento ressalta o pequeno número de vitórias dos Estados do Nordeste e, ainda, o Sudeste figurando como o que mais teve ministros indicados à Suprema Corte.
Desde a redemocratização do país, dos 30 indicados ao Supremo, 18 são sudestinos. Na composição atual da Corte, a representatividade da região é ainda maior, considerando que sete dos 11 ministros são da região (63,3%).
A representatividade do Norte e Centro-Oeste são as menores no STF, com apenas Menezes Direito, do Pará, e Gilmar Mendes, que nasceu em Mato Grosso.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.