Em 5 dias, força-tarefa na fronteira apreendeu mais de 285 toneladas de maconha
Com as apreensões, foram retirados cerca de 8,5 milhões de dólares dos criminosos
Autoridades do Brasil e do Paraguai estão fechando o cerco contra organizações criminosas na fronteira. Em apenas 5 dias de operação conjunta, foram apreendidos mais de 285 toneladas de maconha e 4 pistas de pouso clandestinas utilizadas para o tráfego aéreo de produtos ilícitos foram destruídas.
Na madrugada desta sexta-feira, policiais paraguaios entraram em confronto com traficantes que tentavam recuperar 2 caminhões carregados com maconha na região da Colonia Estrella, na zona rural de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã . Na ação, um homem de nacionalidade paraguaia, membro do grupo criminoso, acabou morrendo.
Além dos trabalhos contra o narcotráfico, foram apreendidos 400 quilos de tomates que entraram de forma irregular no Paraguai. Com as apreensões, foram retirados cerca de 8,5 milhões de dólares dos criminosos.
A ação conjunta consiste na operação Ágata do lado brasileiro, que envolve o Ministério da Defesa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Em território paraguaio, a operação Basalto, conta com o apoio do Ministério da Defesa, Forças Militares, Estado-Maior Conjunto, Ministério do Interior e Senad (Secretaria Nacional Antidrogas).