Em MS, 20 mil terão três meses extras para conquistar CNH
Processos de habilitação têm até 31 de março para serem finalizados
![Em MS, 20 mil terão três meses extras para conquistar CNH Em MS, 20 mil terão três meses extras para conquistar CNH](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2025/01/09/3uck3oenz98gs.jpg)
Alunos de autoescolas que deram entrada no processo de habilitação no período da pandemia de Covid-19, entre 2019 e 2023, e já fizeram todas as aulas práticas obrigatórias, terão três meses extras para conquistar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em Mato Grosso do Sul, a quantidade de pessoas beneficiadas soma cerca de 20 mil, segundo divulgou hoje (9) o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Alunos de autoescolas que iniciaram o processo de habilitação entre 2019 e 2023 durante a pandemia de Covid-19 terão um prazo adicional de três meses para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Mato Grosso do Sul, beneficiando cerca de 20 mil pessoas. A prorrogação se deve a dificuldades enfrentadas pelos candidatos, e os processos devem ser concluídos até 31 de março deste ano. Os alunos são orientados a agendar a prova prática o quanto antes, com a possibilidade de atendimentos aos sábados caso a demanda aumente.
O número exato é o de 19.960 processos, que devem ser concluídos até 31 de março deste ano. Para esses alunos, falta apenas a aprovação na prova prática, que terá que ser agendada pela autoescola e pelo Detran antes do prazo final.
Os cinco municípios com mais prorrogações até essa data são: Campo Grande (9,7 mil), Dourados (1,5 mil), Três Lagoas (1,1 mil), Ponta Porã (781), e Corumbá (767).
Também justificada pela pandemia, crise econômica e outras dificuldades que os candidatos tiveram para concluir seus processos, a validade já havia sido prorrogada por quatro anos seguidos.
Todas as prorrogações foram autorizadas pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e são válidas para candidatos de todos os estados.
Agendamentos - A Gerente de exames do Detran-MS, Lina Zeinab, orienta que os alunos se antecipem e marquem a prova prática quanto antes.
“Por se tratar de demanda passiva, é necessário que os alunos beneficiados procurem seu CFC (Centro de Formação de Condutores) para programar o exame prático. Observamos baixa procura por exames neste início do mês de janeiro", fala.
Se a demanda for grande, é possível que horários aos sábados sejam disponibilizados. "Caso seja observada saturação do atendimento durante a semana, poderá ser estendido o atendimento para os sábados em Campo Grande. Mas, vamos acompanhar como será a demanda e se houver aumento, faremos o que estiver ao nosso alcance para que essas pessoas possam concluir, assim como das outras vezes”, afirma a gerente.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.