ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em um ano, 132 pessoas alteraram o nome ou sobrenome em MS

Lei que permite a correção de grafias e comprova união estável completa um ano nesta terça-feira (1º)

Gustavo Bonotto | 01/08/2023 19:37
Certidão de nascimento emitida em papel timbrado. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Certidão de nascimento emitida em papel timbrado. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Lei Federal nº 14.382/22 que permite a possibilidade de mudança de nome ou sobrenome diretamente em cartórios beneficiou 132 sul-mato-grossenses no período de um ano, informa a Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso do Sul) em nota enviada à imprensa nesta terça-feira (1º).

Sancionada em agosto de 2022, a lei considera que qualquer cidadão maior de 18 anos pode realizar a alteração sem a necessidade de processo judicial e independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência, salvo a suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação.

De acordo com o presidente da associação, alterações de nome, de sobrenome, a certificação de comprovação de tempo de união estável, correções de erros de grafias são exemplos do que agora pode ser feito de forma simples e rápida.

"Nos últimos anos, temos tido muitas mudanças que visam facilitar a vida do cidadão, que passa a resolver problemas simples, sem a necessidade de ter que recorrer ao Poder Judiciário, realizando procedimentos diretamente em cartório", explicou.

Como fazer - Para realizar o ato diretamente em Cartório de Registro Civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo.

Após a alteração, o cartório comunicará a alteração aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), preferencialmente por meio eletrônico.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias