Em um ano, MS Alfabetiza teve 129 mil estudantes contemplados no Estado
Projeto mira o desenvolvimento da leitura e escrita de crianças do 1º e 2º ano da rede pública
Criado em 2021, o Programa MS Alfabetiza, que mira o desenvolvimento da leitura e escrita de crianças, teve 129 mil estudantes contemplados em um ano. Durante o período, 31 mil livros didáticos foram entregues para fortalecer o processo de formação básica de crianças matriculadas na pré-escola, do 1º e 2º ano.
No encontro entre prefeitos e secretários municipais de educação em alusão ao primeiro ano de implantação do projeto nesta segunda-feira (12), Alessandra Becker, diretora da Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), explicou que a proposta foi aplicada, ainda, para apoiar os municípios devido às complicações que já existiam, mas foram agravadas pela pandemia, cenário em que as crianças tiveram de se ausentar das salas de aulas.
"Então os dados nacionais e estaduais já demonstram que a alfabetização não estava em um caminho adequado para educação, e a pandemia veio distanciar ainda mais o aprendizado adequado dos estudantes. Então o programa foi pensado e adiado a sua implementação devido à pandemia", disse.
Maria Cecilia Amendola da Motta, secretária estadual de educação, ressaltou a importância do trabalho e o montante investido para a realização e eficácia do plano educacional. "Foram R$ 9 milhões injetados em 2022", comentou. O quantitativo engloba a aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações e de bolsas para formação dos profissionais.