Estado cancela ponto facultativo do Carnaval
Chegada da nova cepa do coronavírus é risco de números ainda mais altos de mortes
"Nós já temos a nova cepa de coronavírus", apesar de sem confirmação, disse agora secretário de Saúde Geraldo Resende ao anunciar que o governo do Estado resolveu cancelar o ponto facultativo de Carnaval em Mato Grosso do Sul.
A decisão foi tomada depois de uma reunião com o grupo responsável pelo programa prosseguir e representantes dos municípios.
A pandemia cancelou a folia, mas o feriadão até agora estava intacto. Pelo menos no Poder Público, com parada para a folga da folia, que este ano cai em fevereiro, no período entre 12 (sexta-feira) e 17 (quarta-feira).
O governo de Mato Grosso do Sul, em dezembro, divulgou a listagem de feriados e ponto facultativo do ano, incluindo as datas de 15, 16 e 17 de fevereiro. Na quarta-feira de Cinzas o expediente retornaria só à tarde.
Mas depois da nova cepa aparecer no Brasil a decisão foi pelo cancelamento. Na justificativa, Resende explicou que é uma forma, inclusive, de impedir a entrada de novas variantes do vírus no Estado, com pessoas que usam o feriadão para viajar a outros estados.
"No feriado prolongado, o povo não se cuida. E também tem a movimentação do povo que vem de fora", explica.
A revogação ainda não foi oficialmente publicada, o que deve ocorrer ainda hoje em edição extra do Diário Oficial do Estado.