Estado reabre agendamento para emissão do novo RG
Interessados devem preencher cadastro prévio na página da Sejusp
A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) vai reabrir, nesta segunda-feira (27), o sistema de agendamentos para a emissão do novo Registro Geral no mês de fevereiro em Mato Grosso do Sul. Para consultar, basta entrar no portal servicos.sejusp.ms.gov.br.
No momento não há obrigatoriedade para a nova emissão. A pasta explicou à reportagem que o RG antigo, emitido nos últimos 10 anos para cá, continuará funcional até 2032.
Esta primeira via do RG digital é de graça, tanto para quem precisa renovar o documento quanto para quem está com o documento novo, mas ainda no modelo antigo. Caso a pessoa tenha que tirar outra via desse documento, aí entra a regra já em vigência, com cobrança de R$ 192,44.
Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. Dessa forma, passará a adotar o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.