ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália é adiada

Medida entraria em vigor em janeiro, mas foi transferida para abril

Por Gustavo Bonotto | 04/01/2024 22:38
Passaportes do Brasil tem timbrado com a cor dourada. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Passaportes do Brasil tem timbrado com a cor dourada. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A exigência de visto para turistas do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos entrarem no Brasil foi adiada para o dia 10 de abril. O requisito seria retomado no próximo dia 10 de janeiro, mas um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorrogou a mudança. O texto foi publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), nesta quinta-feira (4).Campo Grande News - Conteúdo de VerdadeCampo Grande News - Conteúdo de Verdade

O governo informou à Agência Brasil que o adiamento ocorre em função da necessidade de conclusão do processo de implementação do sistema e para evitar o início da implementação da exigência durante a alta temporada de viagens de fim e início de ano.

"A intenção é garantir uma introdução segura para a medida, sem consequências para o setor de turismo", informou nota divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto.

Histórico - Em 2019, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, editou decreto para liberar a exigência de vistos de turistas para cidadãos dos três países, e também do Japão, mas sem reciprocidade, ou seja, os turistas brasileiros continuaram tendo que obter visto para entrar nos EUA, Austrália e Canadá.

Em setembro do ano passado, começou a valer a dispensa de vistos de brasileiros para turismo no Japão, após um acordo assinado o presidente Lula e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante a Cúpula do G7, realizada na cidade japonesa de Hiroshima, no primeiro semestre de 2023.

A retomada da exigência do visto é uma medida baseada no princípio da reciprocidade historicamente adotado pela diplomacia brasileira.

Receba as principais manchetes no seu celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias