Familiares já podem regularizar guarda de crianças e adolescentes imigrantes
Interessados devem procurar o Nufam, localizado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande
Famílias que vieram para o Brasil em busca de oportunidades e precisam regularizar a guarda de crianças e adolescentes imigrantes, já podem recorrer ao serviço através da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
O projeto é direcionado às filhas e filhos de pessoas que já retornaram ao país de origem ou migraram para outra nação na procura por emprego, situação em que a criança tenha ficado com algum familiar.
Daniel Provenzano, defensor público que trata dos casos, explica que o objetivo desse trabalho decorre do fato de que muitas dessas crianças e adolescentes são separadas, desacompanhadas, estão sem documentos e precisam de uma providência jurídica.
“A guarda das crianças e dos adolescente que estão aqui no Brasil é repassada para uma tia ou outro familiar que possa receber essa criança ou adolescente. Um dos casos em que estamos trabalhando, a avó materna está com a criança aqui no Brasil e os pais da criança foram para a Colômbia em busca de oportunidade. Todos conseguiram um trabalho e as crianças já estão matriculadas e sob guarda de pessoa da família”, explica o coordenador do Nufam.
Se você precisa desse serviço ou conhece algum imigrante que necessita da regularização, procure o Nufam, na Rua Arthur Jorge, 779, ou o Nudeca, na Avenida Afonso Pena, 3850.