Fogo praticamente acaba com reserva florestal em assentamento de Itaquiraí
Os assentamentos Santa Rosa e Santo Antônio são divididos pela BR-487; reserva foi atingida dos dois lados
Uma reserva florestal em dois assentamentos da cidade de Itaquiraí, a 405 quilômetros de Campo Grande, foi praticamente dizimada pelo fogo que atinge a região há aproximadamente 20 dias.
Os assentamentos Santa Rosa e Santo Antônio são divididos pela BR-487, tendo a reserva sido queimada dos dois lados. Um vídeo postado nas redes sociais de Luis Gomes dos Santos, proprietário de um sítio no Santa Rosa, às margens da rodovia, mostra como o fogo queimou boa parte da vegetação.
Outros vídeos mostram a dimensão da destruição. Segundo filho produtor Luis, Alexandre Britto, os primeiros focos de incêndio iniciaram há cerca de 20 dias, mas o fogo se intensificou nesta semana.
“Os assentamentos ficam a 60 quilômetros da cidade. Os moradores estão tentando apagar como podem, com baldes d’água, abafadores improvisados”, disse ele.
Em nota divulgada no site da Prefeitura de Itaquiraí, o prefeito Thalles Tomazelli (PSDB) disse que houve agravamento da seca na região causada pela estiagem.
"São 12 assentamentos em Itaquiraí e muitas propriedades rurais. Estamos buscando apoio do Governo para podermos auxiliar os produtores. Nós estamos fazendo tudo que podemos, porém, devido à grande quantidade de lotes, necessitamos de medidas urgentes por parte do Governo Estadual”, disse Thalles.
A prefeitura ainda diz que um laudo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Coordenadoria do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Semadesc), aponta que Itaquiraí e os municípios vizinhos, estão a mais de 80 dias sem chuvas significativas.
O órgão que monitora as mudanças climáticas do estado, mostra que municípios como: Itaquiraí, Juti, Amambai, Aral Moreira, Ponta Porã, Caarapó e Laguna Carapã, ficaram em média, com 30% abaixo da média histórica entre novembro de 2023 a abril de 2024.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.