ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Fogo praticamente acaba com reserva florestal em assentamento de Itaquiraí

Os assentamentos Santa Rosa e Santo Antônio são divididos pela BR-487; reserva foi atingida dos dois lados

Por Ângela Kempfer | 05/07/2024 17:16

Uma reserva florestal em dois assentamentos da cidade de Itaquiraí, a 405 quilômetros de Campo Grande, foi praticamente dizimada pelo fogo que atinge a região há aproximadamente 20 dias.

Os assentamentos Santa Rosa e Santo Antônio são divididos pela BR-487, tendo a reserva sido queimada dos dois lados. Um vídeo postado nas redes sociais de Luis Gomes dos Santos, proprietário de um sítio no Santa Rosa, às margens da rodovia, mostra como o fogo queimou boa parte da vegetação.

Outros vídeos mostram a dimensão da destruição. Segundo filho produtor Luis, Alexandre Britto, os primeiros focos de incêndio iniciaram há cerca de 20 dias, mas o fogo se intensificou nesta semana.

“Os assentamentos ficam a 60 quilômetros da cidade. Os moradores estão tentando apagar como podem, com baldes d’água, abafadores improvisados”, disse ele.

Em nota divulgada no site da Prefeitura de Itaquiraí, o prefeito Thalles Tomazelli (PSDB) disse que houve agravamento da seca na região causada pela estiagem.

"São 12 assentamentos em Itaquiraí e muitas propriedades rurais. Estamos buscando apoio do Governo para podermos auxiliar os produtores. Nós estamos fazendo tudo que podemos, porém, devido à grande quantidade de lotes, necessitamos de medidas urgentes por parte do Governo Estadual”, disse Thalles.

A prefeitura ainda diz que um laudo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Coordenadoria do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Semadesc), aponta que Itaquiraí e os municípios vizinhos, estão a mais de 80 dias sem chuvas significativas.

O órgão que monitora as mudanças climáticas do estado, mostra que municípios como: Itaquiraí, Juti, Amambai, Aral Moreira, Ponta Porã, Caarapó e Laguna Carapã, ficaram em média, com 30% abaixo da média histórica entre novembro de 2023 a abril de 2024.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias