Foto de prova de redação é publicada, mas Enem segue normal, diz Inep
Imagem está sendo compartilhada nas redes sociais, mas de acordo com ministro, não prejudica candidatos
Uma imagem da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 que circula nas redes sociais é real. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a informação, em nota divulgada há pouco. Segundo a autarquia, que é responsável pelo exame, a divulgação não prejudica os participantes. Em Mato Grosso do Sul, são mais de 70 inscritos.
“É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova”, diz o Inep.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou em seu Twitter, o vazamento e disse que tudo continua normalmente.
Os órgãos competentes, entre eles a Polícia Federal, foram acionados pelo Inep para identificar a origem e o responsável pela divulgação da imagem.
Pelas regras do exame, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos no local de aplicação do Enem, como celulares. Eles devem ser desligados e colocados dentro do envelope porta-objetos que cada candidato recebe. O uso desses objetos leva à eliminação do candidato.
Em todo o País, cerca de 5,1 milhões de candidatos estão inscritos no Enem. Hoje (3), eles fazem provas de redação, linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (10), os participantes fazem provas de matemática e ciências da natureza.